Douglas Rainsford Tompkins, um dos fundadores da marca The North Face, especializada em equipamentos de camping e roupas esportivas, foi um importante conservacionista ambiental e filantropo durante sua vida. Dono de milhares de hectares de terras no Sul do Chile e Argentina, o empresário acabou falecendo em 2015, em um acidente de caiaque. Ainda assim, mesmo com a tragédia, seu legado não foi deixado em vão e está sendo levado adiante.
Kristine Tompkins, viúva de Doug (como era conhecido) e uma das pessoas a herdar seus bens e propriedades, para honrar a memória do marido, decidiu então doar mais de 400 mil hectares de suas terras (o equivalente a um milhão de acres) para integrar uma rede de 17 parques nacionais da região da Patagônia chilena.
O acordo entre a família do ambientalista e o governo chileno foi celebrado pela presidente Michelle Bachelet, durante a assinatura de Kristine, que reiterou a importância da doação dessas terras para preservação da “fonte de biodiversidade”, evitando que a área pudesse ser esquecida pelas pessoas com o passar do tempo.
Para a Patagônia, a ação marca um importante passo na luta para sua conservação, já que a relação entre os Tompkins e o Chile sempre foi marcada por atritos e desconfiança, por parte das autoridades locais, o que dificultou, muitas vezes, a aquisição de novas terras por suspeitar das reais intenções do casal.
Após alguns anos de convivência na região, a família conquistou o respeito e admiração de seus vizinhos, o que ajudou Doug a enfatizar seu compromisso de recuperar a fauna da Patagônia. Na assinatura de transferência de posse, Kristine lembrou do marido e falou da felicidade que o mesmo teria se pudesse prestigiar o momento.
A Tompkins Conservation, uma organização sem fins lucrativos criada pelo casal, descreveu a atitude como a maior doação de terras da história de uma entidade privada para um país.