Hortas urbanas em pequenos espaços: 3 dicas de como fazer

8.821 Visualizações
foto de horta urbana
As hortas urbanas trazem diversas vantagens quando feitas em pequenos espaços, assim como: economia, saúde e descontração.

A cada dia que passa, cresce o número de casas e prédios nos centros urbanos. A consequência disso é o pouco espaço para cultivar plantas, flores e alimentos para o consumo próprio. Isso porque muitas pessoas acreditam que, para conseguir ter a sua horta em casa — hábito bastante comum antigamente, mas que acabou sendo deixado de lado nos últimos tempos —, é preciso ter um grande espaço à disposição.

Claro que isso não é verdade. Para entender como é possível, sim, ter uma horta em casa, confira algumas soluções para você que acredita que o espaço que tem à disposição não é suficiente:

Principais vantagens das hortas urbanas em pequenos espaços

Economia

Ao ter a sua horta urbana, mesmo que seja em um pequeno espaço, você acaba conseguindo economizar em vários aspectos. O primeiro deles é o tempo: se você cultivar alguns alimentos ou temperos, você os terá ao seu alcance quando precisar, economizando o tempo de ir até o mercado ou à feira.

Além disso, há a economia financeira. Isso porque, com sua própria horta urbana, você acaba economizando, pois não precisa comprar algumas coisas, deixando a sua compra mais barata.

Saúde

Outra grande e importante vantagem de ter sua horta diz respeito ao cuidado com a saúde. Isso porque a maioria dos alimentos que estão à disposição no supermercado são produzidos com aplicação de agrotóxicos, substâncias que podem colocar em risco sua saúde e causam prejuízos ambientais. Quando você cultiva alguns dos seus alimentos, esse risco diminui, pois você conhece a real procedência dos seus alimentos.

Tratamento contra estresse

Por fim, outra vantagem de ter uma horta urbana em um pequeno espaço é a possibilidade de ter um excelente hobby. A maioria das pessoas que começam a cultivar alguns dos seus alimentos encontra nessa prática um enorme prazer, e não para nunca mais!

Ideias de como fazer a sua horta urbana

Latas

Por que jogar fora as latas se elas podem estruturar sua horta? Para isso, basta higienizá-las com cuidado, fazer alguns furinhos no fundo para escoar a água e pronto: é só colocar a terra e plantar os seus temperinhos preferidos. O resultado é muito bonito e prático!

Garrafas PET

Outra opção para montar sua horta urbana em pequenos espaços é montar uma horta vertical com garrafas pet. Quer opção mais barata que essa? Você pode escolher o formato para cortar as garrafas e montar a sua horta, que pode ser pendurada em uma parede.

Vasos

Outra excelente opção para quem deseja fazer uma horta em pequenos espaços é usar os vasos. Isso mesmo: os mesmos vasos que você tradicionalmente usaria para plantar folhagens e flores também servem para construir a sua horta. Uma boa opção para inovar é separar uma parede e criar a sua horta vertical, colocando os vasos da maneira da sua preferência.

Imagem: istock.com / Peter_Nile