Sabe aquela conversa de que quanto mais velhos ficamos, mais nos afastamos dos amigos? Tentando evitar que isto também acontecesse em suas vidas, quatro casais de amigos decidiram construir uma vila sustentável, em plena natureza, para que o distanciamento entre eles não ocorresse.
Juntos há mais de 20 anos, os casais economizaram e conseguiram juntar uma boa quantia para construir a vila chamada “Llano Exit Strategy” que conta com quatro cabanas localizadas na margem do rio Llano no estado norte-americano do Texas.
O projeto de Matt Garcia teve um valor de U$S 40 mil por casa. O design é arrojado e ao mesmo tempo simples, para combinar com a paisagem local. No interior, as residências possuem banheiros, cadeiras, camas, sofás, estantes… Tudo o que uma família precisa para viver. Além disso, o projeto também valoriza o meio ambiente, como telhados que coletam água da chuva para ser reutilizada em diferentes fins. O recurso é essencial, principalmente se considerarmos que o Texas é um estado conhecido pelo clima quente e períodos de seca. Outro diferencial é que as paredes possuem camada reflexiva que funciona como isolante térmico.
“É um lugar mágico, mas é árido. Estamos fazendo o que podemos para reservar água para árvores nativas e gramíneas”, informou um dos moradores da pequena vila sustentável, Fred Zipp. “É como se a Disney tivesse mudado para cá. Nós temos veados, coelhos e vários tipos de aves. Quanto mais tempo passamos aqui, mais animais encontramos”, ressaltou outro morador da vila sustentável.