Aliando inovação e sustentabilidade em seu mais novo projeto, intitulado House & Garden, o arquiteto japonês Ryue Nishizawa criou uma casa-jardim que mais parece um imenso jardim vertical.
Apesar do terreno demasiadamente estreito (apenas quatro metros de largura) e das condições adversas de Tóquio para o tipo de ecossistema implementado no ambicioso trabalho, a residência verde de Nishizawa é um verdadeiro exemplo de consciência ambiental.
Completamente ornamentada por vasos com diferentes tipos de plantas, a casa-jardim de Tóquio não tem paredes: suas divisões são feitas de imensas placas de vidro e cortinas de tecidos. Ela também não possui fachada exterior e os seus quatro andares são ligados por uma única escada central.
No térreo estão localizadas a sala de estar e a cozinha, no primeiro andar está o primeiro quarto, no segundo andar está o banheiro e depois vem outro quarto. Na cobertura existe ainda um terraço com um pequeno quarto extra que pode servir tanto como depósito como quarto de hóspedes.
Com muitos espaços livres, a residência também recebe muita claridade solar, beneficiando não somente os jardins – presentes em todos os andares da casa – mas também quem está lá dentro.
Refúgio perfeito para os amantes da natureza e para quem procura um local calmo para relaxar, o projeto tem chamado a atenção e inspirado várias outras iniciativas com temática semelhante, pois a estrutura contrasta com a metrópole em expansão e se destaca como um lembrete de que a densidade urbana não tem que significar o sacrifício do ar puro e dos espaços abertos.
Confira algumas imagens do projeto: