O impacto ambiental está relacionado diretamente aos efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente. Com a inovação tecnológica o mercado construtivo tem buscado novas possibilidades para o desenvolvimento de todo o país. O que é certo dizer é que a construção civil exerce um grande impacto no meio ambiente.
Para minimizar esses efeitos e compensar o meio ambiente, o telhado verde é uma solução eficiente que está sendo adotada em muitas partes do mundo. No Brasil, esse sistema construtivo ainda é muito tímido.
Telhado verde, cobertura verde ou jardim suspenso é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal feita com grama ou plantas e pode ser instalada em lajes ou sobre telhados convencionais, onde proporcionam conforto térmico e acústico nos ambientes internos. O telhado verde tem a função de aumentar as áreas verdes, melhorando o meio ambiente e diminuindo a ilha de calor.
Para implantação do sistema a obra exige a instalação de uma estrutura específica na cobertura da casa. Se o telhado for simplesmente uma laje é preciso impermeabilizá-la; se for feito de telhas de cerâmica é preciso retirá-las e colocar placas de compensado que servirão de base para a cobertura vegetal. Ali serão colocados a terra e o adubo para o crescimento das plantas. Mantas onduladas para impedir que o substrato escorra, mantas de impermeabilização para evitar infiltrações na casa e dutos de irrigação e drenagem também fazem parte do projeto de um telhado verde. A manutenção dele deve ser feita uma ou duas vezes ao ano dependendo do telhado aplicado.
O telhado verde é visto como uma solução parcial para vários problemas ambientais comuns nas grandes cidades, ele ajuda na redução da poluição, melhora a qualidade do ar, reduz os efeitos das ilhas de calor, diminui a poluição sonora, além de ser uma iniciativa sustentável eficiente na busca por mais espaços verdes nos centros urbanos. As vantagens são inúmeras, porém, dentre algumas desvantagens, está o custo de implantação do sistema que é alto, mas pelos benefícios que traz é significativo, caso o sistema não seja aplicado de forma correta, pode gerar infiltração de água e umidade dentro do edifício.
Enquanto os ambientalistas buscam alternativas para diminuir os efeitos da poluição e ampliar as áreas verdes nos centros urbanos, uma das soluções sustentáveis pode estar sobre nossas cabeças. O telhado verde é uma opção estética que oferece conforto térmico e reduz os impactos ambientais.