De acordo com uma pesquisa realizada em Seul, na Coreia do Sul, a poluição do ar teve um crescimento bastante elevado nos últimos anos, o que deixa a cidade em estado de alerta. Entretanto, para minimizar os danos causados pelas emissões de CO2, foi inaugurado no mês passado pelo prefeito de Seul, Park WonSoon, o Skygarden.
O jardim foi projetado pelo escritório MVRDV em uma rodovia abandonada, com uma passagem elevada de 983 metros. Localizado no distrito da Estação Central de Seul, o parque, que possui 16 metros de altura, é composto por um catálogo vivo de espécies de vegetais silvestres, com mais de 24 mil plantas de 228 espécies e subespécies.
O local é conhecido pela população da cidade como Seoullo 7017, um nome que faz referência em coreano a “Seoul Street” e 1970 e 2017, os anos nos quais a rodovia foi construída e transformada. Para o sócio fundador da construtora MVRDV, Winy Maas, “a ideia aqui é conectar os habitantes da cidade com a natureza”.
O Skygarden foi desenvolvido com o objetivo de oferecer um espaço verde no centro de Seul e que proporcione também uma experiência educacional para os coreanos. “As mudas são plantadas em recipientes de diferentes tamanhos e alturas e organizadas em grupos de famílias. E as famílias são ordenadas de acordo com o alfabeto coreano”, completou Maas.
Essa divisão feita de acordo com o alfabeto coreano foi realizada como uma estratégia de design que separa o parque através de uma diversidade de seções, com diferentes espécies de plantas que brindam os visitantes com identidades variam na cor, fragrância e composição.
Outras atrações, como estabelecimentos comerciais, galerias, casas de chá, teatro e restaurantes, incorporam o parque e trazem ainda mais charme ao local. Durante a noite, ele é iluminado em luzes de cor azul, que ajudam a deixar as plantas mais saudáveis, mas que também podem ser modificadas em caso de eventos e festivais. Além disso, o Skygarden conta com escadas, elevadores e rampas que facilitam a locomoção dos visitantes ao local.