Elas poderiam simplesmente estar jogadas num canto, mas as malas antigas podem fazer parte da decoração da casa. Vale garimpar no armário da vovó para transformá-la num item super descolado e que tem um toque especial aliado a muitas histórias.
Por meio da customização e para o bem do meio ambiente, a velha companheira de viagens pode se tornar um móvel, cama para o animal de estimação, organizador, porta-treco, entre outros. Sem gastar muito dinheiro e com auxílio da imaginação, é possível incrementar, inclusive o forro, com tecidos, aplicações, adesivos, brilhos ou outros materiais que combinem com a personalidade de cada pessoa.
E por serem mais resistentes e charmosas, as malas antigas também podem ser adaptadas como baú e criado-mudo. Mas antes de começar, a primeira dica que vale para todos os trabalhos é limpar bem a mala. Como elas estavam guardadas há muito tempo, tanto o interior quanto a superfície devem ser limpas com sabão neutro diluído em água, se a sua mala for de vinil ou feita de couro leve. Para este último material, é possível utilizar outros materiais de limpezas próprios para o couro. Agora confira no passo a passo algumas dicas de decoração com malas antigas que podem ser usadas para várias finalidades.
Cama do animal de estimação
Materiais
• Tecidos adesivos variados;
• Tesoura.
Passo a passo
1 – Utilizando a tesoura, recorte o tecido de sua preferência;
2 – Retire a película e cole o tecido no interior da mala. Sempre deixe alguns centímetros nas extremidades para ajustar as emendas;
3 – Depois de colado, retire o excesso de tecido das bordas;
4 – Caso não tenha tecido adesivo, é possível usar tecido comum e aplicar cola de secagem rápida nas bordas;
5 – Depois de aplicado o tecido é só preencher o interior com travesseiro, pedaços de edredom ou panos que o animal gosta.
Pintura em mala
Por meio da pintura a mala também fica com uma cara diferente e é possível combinar com o quarto, sala ou cômodo que desejar.
Materiais
• Pincel;
• Tinta de artesanato própria para o material da mala que escolheu (couro, vinil ou até mesmo tecido).
Passo a passo
1 – Limpe a superfície da mala;
2 – Com pincel, aplique a tinta e faça o desenho que preferir. Dá para pintar flores, borboleta, escrever frases. É só usar a imaginação.
Aplicações nas malas
Depois da mala encapada ou ao natural você pode aplicar adesivo e crias vários estilos:
Viajante – com adesivos que imitam cartão-postal ou carimbos de onde visitou.
Esportista – com bolas, figuras de atletas.
Musical – com trechos de musicas, notas musicais, brilhos.