A Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) criada no ano de 1998 pela ONG americana United States Green Building Council (USGBC) é um sistema internacional que certifica e orienta edificações dentro dos quesitos ambientais, incentivando a transformação dos projetos com foco na sustentabilidade. Para obter a certificação o projeto deve estar registrado junto ao Green Building Council Brasil (GBC).
O GBC tem a missão de desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando forças de mercado que conduzam à adoção de práticas de Green Building, ou seja, precisam ser ambientalmente responsáveis, lucrativas e saudáveis para se viver e trabalhar.
O selo LEED não leva em consideração apenas ações que evitam impactos ambientais, ele preconiza também a viabilidade econômica do empreendimento e seu papel social junto à sociedade. E para obter o selo é preciso estar em conformidade com os seguintes pré-requisitos: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna, inovação e processos e créditos de prioridade regional.
Os projetos têm direito ao acumulo de pontos para a certificação, que são os Créditos, e esses créditos possuem pontuação que variam de acordo com a categoria a ser atendida. A partir de um número mínimo adquirido a construção pode ser classificada em: Certificada, Prata, Ouro ou Platina.
De acordo com um levantamento feito pela USGBC (U.S. Green Building Council), o Brasil é o quarto país no ranking da construção verde, e até dezembro de 2013, 429 construções estavam em processo de certificação. No ranking, estão à frente do Brasil os países EUA, China e Emirados Árabes Unidos.
No Brasil existem oito diferentes selos, cada um referente a um tipo de empreendimento, confira abaixo:
• LEED NC, para novas construções ou grandes projetos de renovação;
• LEED ND, para projetos de desenvolvimento de bairro;
• LEED CS, para projetos na envoltória e parte central do edifício;
• LEED Retail NC e CI, para lojas de varejo;
• LEED Healthcare, para unidades de saúde;
• LEED EB_OM, para projetos de manutenção de edifícios já existentes;
• LEED Schools, para escolas;
• LEED CI, para projetos de interior ou edifícios comerciais.