Muitos famosos dedicam parte de seu tempo e dinheiro a causas ambientais e de proteção aos animais. Além de posturas de vida que envolvam um uso mais sustentável da natureza, muitos deles criam associações ou se envolvem em campanhas que alertam para a importância desse engajamento.
Seja por marketing pessoal, seja por um impulso ideológico genuíno, o que importa é que essas ações devem sempre ser levadas em conta.
Confira alguns famosos engajados nas causas ecológicas.
Figura conhecida dos vegetarianos, Paul McCartney mantém sua dieta livre de carne desde os anos 70 e sempre encabeça campanhas para a promoção do vegetarianismo. Em 2009 lançou o Meat Free Monday para incentivar as pessoas a deixarem de comer carne ao menos uma vez por semana. Em breve, um vídeo com uma canção de composição de McCartney será lançado junto a uma campanha pela alimentação saudável e a redução do consumo de carne.
O cantor resolveu peitar a Monsanto, maior multinacional do mundo em produção de agrotóxicos e pesticidas. Seu novo álbum se chama “The Monsanto Years” e vem com fortes criticas ao modo de produção que esse tipo de empresa impõe ao mundo e todos os seus prejuízos para a natureza, para a saúde das pessoas e para os pequenos produtores de produtos orgânicos.
A atriz se engajou em campanha do PETA em defesa dos animais em 2013. Na ocasião, ela emprestou sua imagem para denunciar o uso de peles de animais em desfiles durante a New York Fashion Week.
O “pai” de Os Simpsons, desenho animado mais amado de todos os tempos, também dedicou toda sua vida às causas animais. Simon criou uma fundação que leva seu nome e salva a vida de inúmeros cães. Os cachorros são salvos e treinados para se tornarem cães-guias que garantem acessibilidade e alegria para a vida de muitos deficientes visuais e auditivos. Simon era vegetariano desde a juventude e, em 2005, tornou-se vegano. Antes de morrer vitimado por um câncer, o diretor e produtor resolveu doar toda a sua fortuna a instituições não-governamentais.
A modelo se engaja em projetos ambientais desde 2006. Ela já lutou contra o desmatamento e pelas causas indígenas na região do Xingu, se envolveu em campanhas em favor do meio ambiente e participou de um desenho animado que alertava sobre crises ambientais. Recentemente, sua família passou a cuidar da recuperação de rios e nascentes no Rio Grande do Sul em um projeto que foi batizado de “Água Limpa”. Esses são apenas alguns dos projetos da modelo que ganhou o título de Embaixadora da Boa Vontade pela ONU por seu envolvimento com causas ambientais.