Diferente do diesel comum, o chamado “e-diesel” não contém enxofre ou outros poluentes. Ele é feito a partir de água, dióxido de carbono e fontes renováveis de energia e possui um desempenho energético próximo a 70%. O combustível foi criado pela startup alemã Sunfire, parceira da Audi na criação de tecnologias limpas para os carros da marca, em uma fábrica em Dresden.
Para funcionar é necessário aquecer uma quantidade de água a até 800 ºC. Esse aquecimento gera um processo de eletrólise (em que a energia elétrica é convertida em energia química). A eletrólise separa o hidrogênio do oxigênio. É esse hidrogênio que irá reagir com o CO2 em reatores criados especificamente para a síntese de produtos químicos.
O produto da reação é um líquido conhecido como “azul cru”. O processo para gerar o combustível também é ecologicamente correto já que a eletricidade para aquecer a água é gerada por turbinas eólicas e o CO2 vem direto do ambiente, ou seja, além de tudo, o processo retira esse gás causador do efeito estufa da natureza.
Esse combustível pode ser misturado com o diesel convencional ou ser utilizado e sua forma pura. Embora a Sunfire estime que o preço dele seja um pouco mais caro que o diesel comum na Europa (entre 1 e 1,5 euro por litro – 4,7 reais), ainda assim compensador, pois tem uma eficiência 20% maior que a gasolina e 45% maior que o diesel comum.
Assista ao vídeo da produção do combustível: