A alimentação crudívora — ou “raw food”, em inglês — diz respeito ao consumo de vegetais crus como uma forma de aumentar a vitalidade dos alimentos ingeridos. Neste tipo de dieta, são consumidos os seguintes alimentos: frutas, algas, legumes, frutos secos, verduras, sementes e grãos germinados.
Todos estes itens são considerados uma excelente fonte energética, em razão de sua fácil digestão. Com isso, a ideia é que o aparelho digestivo gaste menos tempo e força para digerir os alimentos, aproveitando melhor suas propriedades e garantindo maior pique ao corpo.
Os defensores desta dieta afirmam que ela desintoxica o corpo, visto que é rica em vitaminas, fibras, clorofila, fitonutrientes e enzimas ativas. Estes alimentos ajudam a atingir o peso ideal, são alcalinizantes e passam grande sensação de bem-estar, de forma que a pessoa se sinta sempre revitalizada.
Quais os benefícios da alimentação crudívora?
Um conceito básico da alimentação crudívora é a manutenção das propriedades dos alimentos, de forma que nada se perca durante o preparo das refeições. Isso porque, em um cozimento de mais de três minutos, algumas enzimas vitais dos alimentos são destruídas — ou seja: a comida perde propriedades que fariam a diferença no corpo.
Por outro lado, o alimento cru contém todos os nutrientes originais, além de água em quantidade equilibrada, fibras, proteínas e diversos tipos de vitaminas que ajudam o corpo em seu desenvolvimento e nas atividades diárias. Dentre os principais benefícios da alimentação crudívora, podemos destacar:
- Equilíbrio das emoções;
- Prevenção e combate de doenças;
- Melhora do sistema imunológico;
- Maior foco nas atividades diárias e ganho considerável de memória;
- Cabelos mais brilhantes e pele mais lisa e com menos rugas;
- Perda de gordura corporal e ganho de massa muscular satisfatória (peso certo);
- Desintoxicação do corpo;
- Maior disposição no dia a dia.
Receita de alimentação crudívora
Para fazer uma salada de couve com maçã verde e molho de abacaxi, que é deliciosa e atende à dieta crudívora, você vai precisar de:
- 3 folhas de couve manteiga;
- 1 maçã verde descascada e cortada em cubos;
- Duas rodelas de abacaxi (conheça as vitaminas e nutrientes do abacaxi neste post);
- ½ litro de suco de limão;
- ½ cebola cortada em rodelas;
- 1 dente de alho picado;
- Uma pitada de sal rosa;
- Uma pitada de pimenta em pó;
- Uma pitada de açafrão.
Preparo:
Bata o abacaxi no liquidificador, junto com o açafrão, a pimenta e o sal. Misture tudo com alho picado e reserve. Fatie a couve, misture com o suco de limão, a maçã e a cebola. Misture o molho de abacaxi e sirva!
Imagem: Foxys_forest_manufacture / iStock / Getty Images Plus