Comida rápida e saudável para quem precisa de comodidade, tem pouco dinheiro e pressa, mas não quer recorrer aos fast-foods. O fresh-food é um conceito que nasceu na Europa há quase duas décadas e cresceu tanto que já se espalhou pelo mundo, de Nova York a Hong Kong.
Feitos na hora ou congelados, os pratos são balanceados, preparados com produtos naturais, frescos e sem temperos industrializados. Há ainda quem venda apenas alimentos orgânicos e redes que se especializaram em comidas vegetarianas rápidas. Sucos naturais feitos com frutas frescas também estão nessa lista, assim como sanduíches integrais e naturais.
Criar hábitos saudáveis é uma preocupação cada vez maior dos brasileiros, a venda de orgânicos cresce 40% ao ano segundo o Ministério de Desenvolvimento Agrário. A comida saudável é uma opção inteligente para quem unir o útil ao agradável: cuidar do corpo, ter uma alimentação balanceada, economizar tempo e ainda ajudar o meio ambiente.
A diversidade de frutas, verduras e legumes produzidos no Brasil colaboram para a produção de fresh-foods. A facilidade de encontrar alimentos frescos e o clima tropical também favorecem este tipo de alimentação. No verão, a busca por comidas leves, naturais e saudáveis é ainda maior, por isso a “comida fresca” é uma boa pedida nos dias quentes.
A Associação Nacional de Franchising (ABF) afirma que a procura por franquias do tipo fresh-food triplicou desde 2011, assim como a oferta de empreendimentos do tipo. Espera-se que o crescimento continue durante a Copa do Mundo, quando a procura por comida saudável deverá aumentar.
Apesar de por aqui o ramo da alimentação saudável ainda estar em expansão, já há diversas redes do gênero fresh-food se espalhando pelas ruas e shoppings das grandes capitais. O público alvo são mulheres da classe A e B, as mais preocupadas com a saúde e propensas a aderir à alimentação saudável, segundo o CEO da Not Guilty – rede suíça que se está chegando ao país –, Sérgio Freire.