Um dos países mais populosos do mundo, a China, está no ranking feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) entre os 10 países com maior número de mortes no trânsito.
Para acabar com esse índice, com o trânsito e com a poluição da cidade, foi testado um novo conceito de ônibus. O TEB (Transit Elevated Bus) ou em português Ônibus de Passagem Elevada, é um projeto diferenciado e inovador que foi desenvolvido em 2010 pela empresa TSB e que funciona por meio de um sistema de trilhos com um vão no meio, permitindo que os carros passem por baixo dele.
O primeiro teste aconteceu no começo do mês de agosto, na cidade de Qinhuangdao, província de Hebei. O ônibus elevado vai suportar mais de 300 passageiros e terá cerca de 22 metros de comprimento, 4,8m de altura e 7,8m de largura, o que o torna suficiente para circular sobre duas faixas, trazendo, assim, alguns benefícios como a diminuição do trânsito das grandes metrópoles chinesas, mais rapidez no transporte público e redução da poluição no país.
De acordo com o The New York Times, a Shenzhen Huashi Future Parking Equipment, empresa desenvolvedora do projeto, informou que o TEB poderia substituir aproximadamente 40 ônibus convencionais. Mas por enquanto, o veículo ainda não está totalmente preparado, pois enfrentou algumas dificuldades para fazer curvas durante o teste.
Com certeza esse projeto já é um avanço e vai ajudar muito as pessoas que querem fugir dos engarrafamentos e querem pagar mais barato, já que será uma alternativa mais econômica que o metrô.
O engenheiro Bai Zhiming ressaltou à rede CCTV: “Este ônibus tem as mesmas funções do metrô, enquanto seu custo de construção é inferior a um quinto do custo do metrô”.