As bicicletas têm se tornado o segundo meio de transporte mais utilizado em grandes centros urbanos depois dos veículos. Um exemplo disso ocorre na cidade de Copenhagen, capital da Dinamarca onde 50% da população se locomove sobre duas rodas. Já em Boston (EUA), a empresa Superpedestrian, em parceria com o centro de Tecnologia de Massachussets, aprimorou a engenharia de bikes e criou a Copenhagen Wheel (Roda de Copenhagen), roda de bicicleta que possui sistema híbrido de energia acoplado, que consegue gerar uma carga elétrica como se fosse um gerador.
O projeto consiste em uma bicicleta com um motor que facilita as pedaladas. “A maioria das cidades são construídas em torno de topografias que exigem transporte motorizado. Para caminhar e andar de bicicleta fica muito difícil”, afirma Assaf Biderman, fundador do Superpedestrian ao jornal The New York Times. Diante desse ponto de vista, Biderman acredita que a invenção pode facilitar a vida dos ciclistas e estimular o uso de um meio de transporte livre de emissão de CO2.
A Copenhagen Wheel substitui a roda traseira de uma bicicleta comum com um motor alimentado por uma bateria interna, que, através de sensores e um aplicativo, mede a pedalada do ciclista e consegue gerar um impulso adicional. A bateria não precisa ser carregada todas as noites, visto que o motor funciona a partir da carga da pedalada. “Pedalando em uma superfície plana ou até em uma subida, o condutor vai se sentir exatamente o mesmo”, relata o empresário.
A Superpedestrian arrecadou US$ 2,1 milhões (cerca de R$ 4 mi) em financiamento para construir a bicicleta híbrida, que já começou a ser produzida em novembro. A empresa informou também que a roda pode ser encaixada na maioria das bicicletas convencionais.