Fechar a torneira para escovar os dentes, não jogar lixo no chão, cuidar das plantinhas e jardins: atitudes simples e presentes na rotina de muitas famílias. As crianças observam atentamente cada ação promovida pelos adultos; absorvem muito mais informações através da visão do que por qualquer outro sentido. E esse é o primeiro passo para se começar a conscientização dos pequenos no que diz respeito à sustentabilidade.
Entretanto a complexidade da questão não envolve apenas o ambiente doméstico: os outros pilares da sociedade devem atuar de forma conjunta, a fim de que o aprendizado seja abrangente e constante. Hoje a preservação do meio ambiente tem sido foco em todo o mundo, mobilizando indivíduos, empresas, organizações e governos, o que facilita a propagação de informações quanto ao estado atual dos ecossistemas; os perigos e riscos que eles correm e que estão relacionados às ações humanas; as consequências destas ações aos reinos vegetal, mineral e animal; e também as formas de prevenção e recuperação deles.
Ensinar sobre a preservação do meio ambiente para crianças requer técnicas e atividades que despertem o lúdico, a curiosidade, criatividade e interação, levando ao aprendizado sob forma divertida e descontraída.
Filmes e desenhos que mostram personagens protegendo as florestas e os animais podem incitar esta mesma ação nas crianças. Dinâmicas e atividades que requerem a união das crianças para encontrar soluções aos problemas ambientais – como despoluir os rios, por exemplo – ou mesmo jogos individuais que estimulem a atenção neste sentido são muito úteis no processo de ensinar sobre preservação do meio ambiente para as crianças.
Uma medida que também pode ser adotada em família é a visita a reservas ecológicas, áreas de proteção ambiental e zoológicos, onde as crianças podem participar e colocar em prática o que aprendem sobre o cuidado com as plantas e animais.
Outra ideia bem acessível às famílias e escolas é promover o conceito dos 3 Rs da sustentabilidade: incentivar a redução da compra e uso de produtos e serviços que não são extremamente necessários, ou que podem ser substituídos por outros que agridem menos o ambiente; estimular a reutilização de materiais que já foram usados, mas que antes do descarte podem ser reusados no mesmo ou em outro processo – como o uso de garrafas de vidro ou plástico para guardar lápis, caixotes de madeira para guardar brinquedos e usar o verso das folhas de sulfite como rascunho; contribuir com a reciclagem de materiais, fazendo a separação e armazenagem correta dos resíduos até a sua coleta.
Assista a esse vídeo do “The Animals Save the Planet”, dublado, com as crianças e ensine sobre consumo consciente, preservação da natureza, dê dicas de economia de energia e alimentação saudável: