Cada vez mais brasileiros, principalmente aqueles que vivem em grandes cidades, têm optado pela bicicleta na hora de se deslocar em ruas e avenidas. Porém, o que é novo por aqui, já é um hábito de décadas na Europa e eles seguem inovando. A novidade agora é que será construída uma ciclovia com mais de 70 quilômetros e passará por 43 países. É a “EuroVelo”.
Serão 14 rotas com tamanhos diversificados e que poderão ser aproveitadas por ciclistas/turistas que desejam percorrer grandes distâncias (entre um país e outro) e também por moradores de comunidades locais que poderão viajar entre cidades vizinhas. Outro ponto positivo é que cada trecho receberá um nome condizente à história ou às paisagens das regiões. Um bom exemplo é a rota 14 (maior de todas) que terá o nome de “Cortina de Ferro” e ligará 20 países, dentre eles, Rússia, Noruega, Bulgária, Turquia e Alemanha, fazendo alusão ao período da Guerra Fria.
Quem tiver interesse em conhecer mais detalhes sobre a ciclovia de 70 km, que será concluída até 2020, pode acessar o site da Federação Europeia de Ciclistas. Lá é possível ver alguns trechos já prontos e ainda um mapa interativo de como ficará a ciclovia após sua conclusão.