Apesar das intervenções humanas, como o desmatamento, e das condições climáticas adversas, muitas árvores dos mais variados tipos resistem no planeta durante séculos, até mesmo milênios, e continuam encantando as pessoas com sua beleza.
Foi por isso que a fotógrafa Beth Moon dedicou 14 anos de seu trabalho para produzir uma série com as árvores mais antigas e curiosas do mundo. Esse projeto resultou no livro “Ancient Trees: Portraits Of Time” (Árvores Antigas: Retratos do Tempo), que tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a preservação dessas espécies e do meio ambiente em geral.
Para escolher as árvores que seriam fotografadas, Beth usou como critérios a idade, o tamanho ou a história associada. Para isso, ela pesquisou em livros de história, registros botânicos, artigos de jornais e informações de viajantes onde encontrar cada um dos exemplares. Essa procura a levou para vários continentes e países, como Iêmen, Madagascar, Estados Unidos, Camboja e País de Gales.
Segundo a fotógrafa, muitas dessas árvores só sobreviveram porque estão fora do alcance da civilização, isto é, nas encostas das montanhas, propriedades privadas ou em terras protegidas.
Além disso, dentre os “segredos” para essas árvores existirem por milênios estão a capacidade de criar compostos que servem para driblar a ação de bactérias e parasitas e a existência de sistemas vasculares compartimentalizados, os quais permitem que algumas partes da estrutura continuem vivas enquanto outras acabam morrendo.
Confira a beleza dessas “anciãs” nas fotos de Beth Moon:
Conheça mais do trabalho da fotógrafa aqui.