O veganismo parece estar cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. E uma das grandes novidades do setor foi apresentada a São Paulo em meados de fevereiro, quando a empresa porto-alegrense Insecta Shoes apresentou sua incrível linha de sapatos produzidos com materiais ecológicos. Trata-se de uma marca que vem expandindo o seu mercado, através de produtos desenvolvidos com matéria-prima à base de garrafas pet recicladas.
Localizada próxima ao metrô Fradique Coutinho da linha amarela (em Pinheiros), a nova loja dividirá o espaço com outra marca inovadora do mercado. A Zerezes é responsável por uma linha de óculos de sol fabricada com madeira reaproveitada, além de também estimular seus consumidores a praticar hábitos mais responsáveis.
Sobre os calçados, vale destacar que todos os modelos foram criados com característica unissex, numeração padrão e incrivelmente flexíveis, compostos por borracha reciclada, espuma e garrafas pet, passando por um processo de transformação que resulta na fabricação do produto (feito à mão). De acordo com as desenvolvedoras, o ticket médio da empresa até o momento é de R$ 269,00.
Criada por duas empreendedoras, Pam Magpali e Barbara Mattivy, no começo de 2014, a Insecta surgiu com a ideia de fortalecer o pensamento vegano, oferecendo produtos que pudessem suprir a necessidade do mercado com qualidade e inovação. Um ano depois, as sócias incluíram Laura Madalosso no projeto para, então, fechar o núcleo da Insecta Shoes e começar sua incrível trajetória de sucesso.
Desembarcar em São Paulo é um motivo de bastante animação para a Insecta Shoes, já que o estado é responsável pelo maior número de compras em seu e-commerce, afirma uma das fundadoras do projeto. Para o primeiro ano na grande capital paulista, o plano da marca é produzir 150 pares por mês, gerando movimentação de R$ 40 mil pelas vendas.
A iniciativa promete fazer barulho e ganhar apoio de muita gente nesses próximos meses, já que só em 2015 a empresa conseguiu reutilizar mais de 1000 unidades de garrafa pet – o que se converteu em cerca de quatro mil calçados – e reaproveitar quase meia tonelada de roupas vintage.
Veja abaixo, o vídeo institucional da marca: