Recentemente, Madri (Espanha) tornou-se a primeira capital da Europa a contar com um serviço de compartilhamento de bicicletas públicas. A prática é semelhante a que ocorre no Brasil e a diferença consiste em que na capital espanhola a rede é composta por bikes elétricas.
O sistema, batizado de “BiciMad”, disponibiliza um total de 1.560 bicicletas, distribuídas em 123 estações por cinco distritos da capital: Centro (inteiro) e parte de Arganzuela, Retiro, Moncloa-Aravaca e Chamberi. Em média, há uma estação a cada 300 metros e todas funcionam 24 horas, sete dias por semana, todos os dias do ano.
As bikes elétricas possuem cambio interno de três marchas e foram adotadas porque diminuem o esforço e facilitam o deslocamento pela capital, principalmente nas subidas. As bicicletas tem autonomia de 70 quilômetros e são carregadas nas estações.
A ideia do “BiciMad” é que as pessoas não desistam de suas caminhadas e utilizem a bicicleta apenas como meio alternativo de deslocamento, por essa razão os primeiros 30 minutos já são cobrados.
Além disso, o preço aumenta consideravelmente a partir da segunda meia hora, para evitar o uso continuado ao longo do dia. E para evitar roubo, cada bicicleta do “BiciMad” está equipada com um sistema de GPS e as estações são monitoradas.