Os problemas ocasionados pelo aquecimento global ocupam o centro das discussões sobre o futuro do planeta. Fenômenos naturais extremos, que se tornam cada vez mais comuns, inundam os noticiários com relatos dos efeitos desastrosos do problema em todo canto do mundo. No filme “Uma Verdade Inconveniente”, do ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, essa realidade é apresentada de maneira impactante e reveladora, provocando um incômodo e reacendendo uma preocupação que, muitas vezes, outros meios de comunicação não são capazes de instigar.
O filme, lançado em 2006, alcançou sucesso de bilheteria e crítica e recebeu duas estatuetas do Oscar nas categorias de “melhor documentário” e “melhor canção original”. As consequências alarmantes do aquecimento global são apresentadas com imagens chocantes de tragédias e desastres que marcaram a história recente do mundo, dados científicos e argumentos eloquentes sobre o problema.
Além de chocar através de elementos visuais que mostram os efeitos das mudanças climáticas no mundo – como tempestades, secas, enchentes, furacões e outros fenômenos naturais cada vez mais severos –, o documentário nos expõe uma realidade incontestável que também causa incômodo. Por meio de um discurso coerente e fundamentado em dados científicos, Al Gore mostra que a principal causa do problema é, de fato, a ação humana. Da mesma forma, o ambientalista nos coloca como peças importantes – fundamentais – para a solução do problema, que deve começar através de ações simples que demonstrem o esforço em tentar minimizar ou reverter a situação.
Apesar de impressionar, o objetivo do filme não é alarmar ou gerar pânico nas pessoas. Reunindo dados, pesquisas e fatos relacionados ao problema, o documentário busca informar e estimular a discussão, fundamental para a busca por soluções e para a mudança de postura diante do problema.
Assista o documentário “Uma verdade inconveniente” na integra e legendado:
Uma Verdade Inconveniente – An Inconvenient Truth (2006) Legendado PT from MDDVTM TV7 on Vimeo.