Localizado na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul, o centro universitário Univates irá inaugurar no próximo mês de abril sua própria usina solar para geração de energia limpa para toda a infraestrutura educacional. O compromisso com o meio ambiente já existe na universidade, que utiliza placas solares em algumas áreas do complexo.
Agora, a usina solar terá a capacidade de gerar até 237,12 kWp, energia suficiente para abastecer mais de 100 casas. Segundo o professor Odorico Konrad da universidade: “Nossa experiência em escala menor possibilitou que pensássemos em escala maior”.
A Univates informa que os novos painéis solares já estão em processo final de instalação e irão cobrir uma área de 5.200 metros quadrados. A energia solar será utilizada em laboratórios, salas de reunião, auditórios, lanchonetes, entre outros ambientes.
O pró-reitor administrativo da universidade, Oto Moerschbäecher, reforçou a importância do projeto: “Além de colaborar com o meio ambiente, o projeto também proporcionará economia para a Instituição, em longo prazo, no quesito de consumo de energia”. A instalação das placas solares ficou a cargo da empresa Ralux, de origem alemã.