Em uma tendência global em que temos sempre que consumir modelos diferentes de automóveis, celulares e eletrodomésticos, é bem possível que os objetos quando obsoletos junto a outros materiais como restos de vidro, madeira, plástico possam provocar poluição ambiental, dependendo de onde são depositados. Diante da questão, o fotógrafo Chris Jordan decidiu registrar o aglomerado de resíduos para impactar a sociedade a respeito das práticas de consumo.
A ideia de Jordan foi fotografar o volume de objetos descartados ao longo dos anos e mostrar como isso exerce impacto na sociedade e na natureza. As fotos da exposição chamada de “Beleza Intolerante: Retratos de Consumo Americano”, revelam a marca autentica da cultura do descarte em um tom de alerta, levando o público a refletir se é realmente preciso consumir todas esses produtos.
Jordan ressalta que “a imensa escala do nosso consumo pode aparecer desolada, estranhamente cômica e irônica, e até mesmo bonita. Para mim, a sua característica consistente é uma complexidade impressionante”. Embora Jordan tenha encontrado significado artístico nos objetos, eles nos remetem a repensar nosso modo de consumir. Veja abaixo o retrato do consumo excessivo: