Cuidar da beleza e do meio ambiente. Assim é o trabalho da Blinkme, instalada no Morumbi Town Shopping, na Vila Andrade, em São Paulo.
O espaço, um novo conceito de salão e loja de beleza em um único lugar, aderiu ao Programa Beleza Verde desenvolvido pela Dinâmica Ambiental, empresa especialista em engenharia reversa e gestão de resíduos. A ação atua para o fortalecimento da economia circular, em que produtos e serviços devem incorporar de forma integrada aspectos sociais, econômicos e ambientais.
Antes mesmo da participação no programa, a equipe da Blinkme já fazia a separação dos resíduos gerados e abordava a temática de proteção ambiental durante reuniões de grupo. Agora, o Beleza Verde somará para otimizar o trabalho. “Com certeza o projeto Beleza Verde vai nos ajudar muito com a conscientização dos nossos clientes e também da equipe. É um projeto muito completo e importante”, fala um dos sócios da Blinkme, Eduardo Reingruber.
No programa, itens como frascos de aerossóis, restos de esmalte, tintas e outros produtos químicos são cuidadosamente separados para o descarte correto. Caso contrário, podem contaminar o solo ou mesmo rios e oceanos devido aos agentes químicos. “Precisamos reduzir muito o desperdício no setor. Além disso, a questão de embalagens mais ecologicamente corretas é de extrema importância. O ideal seria, de fato, trabalhar com o conceito de refil”, pontua.
A sustentabilidade que integra o dia a dia do salão também pode fazer parte da rotina de qualquer pessoa no momento dos cuidados com o visual, salienta Reingruber. “Idealmente usar o produto até o final, evitando desperdícios; optar por marcas que se preocupem com a natureza; comprar embalagens maiores de produtos que gostem muito, pois reduz o lixo a ser gerado e conhecer a cadeia de produção toda dos produtos”, lista.
Ampliação do trabalho
O conceito da Blinkme de unir variedade de serviços e comercialização de produtos nasceu após os idealizadores analisarem o mercado da beleza e constatarem que havia um vazio que poderia ser preenchido para atender todas as necessidades do público. “A ideia surgiu após analisarmos uma lacuna no que se refere a uma experiência completa para as pessoas que buscam serviços e produtos de qualidade, recebendo uma consultoria de profissionais altamente qualificados, bem como uma lacuna para a indústria que não possui um canal de distribuição que exponha seus produtos de uma forma mais adequada e de feedbacks dos clientes sobre os mesmos”, relata Reingruber.
Com a adesão ao Programa Beleza Verde, a meta da Blinkme é ampliar cada vez mais a sustentabilidade do espaço junto às marcas com quem atuam conjuntamente. “Sempre tivemos uma preocupação grande com este assunto, tanto é que temos projetos ambiciosos para serem trabalhados com as marcas em um futuro próximo”, conclui.