A Rennova Cosmetics é a realização de um empreendedor que descobriu uma nova oportunidade na área da beleza após passar por desafios que lutassem pela melhora da autoestima. Seu conceito se resume em proporcionar bem-estar e amor próprio para as pessoas que compram seus produtos, alcançando sempre sua satisfação.
Produtos de beleza + autoestima e bem-estar = Rennova Cosmetics
A Rennova Cosmetics busca proporcionar bem-estar a suas clientes, oferecendo produtos bem diversificados, incluindo os naturais, conforme suas necessidades. Além disso, faz parte do Programa Beleza Verde, que valoriza a sustentabilidade em todos os detalhes do dia a dia e traz a certeza de que a natureza é respeitada ao fazermos uso de produtos naturais.
O Pensamento Verde entrevistou o fundador e proprietário da loja, Alexandre Kina, e ele nos contou um pouco mais sobre o conceito da Rennova Cosmetics e sobre o Programa Beleza Verde. Confira!
Pensamento verde: Como surgiu a ideia de montar a loja Rennova? Como foi a criação da marca, a escolha dos seus produtos e serviços?
Alexandre Kina: Sou filho de comerciantes e sempre gostei de empreender, fazer acontecer. Tive muitas experiências boas e ruins, é claro, mas sempre gostei de buscar oportunidades em tudo. O meu último trabalho foi na área da saúde e pela ironia do destino, minha esposa precisou daquilo que vendíamos, pois passamos por uma fase difícil, mas graças a Deus essa fase passou e ela se curou de um câncer de mama.
Depois dessa fase, veio a luta para melhorar sua autoestima. E nela, descobri que os produtos cosméticos são como uma poção mágica que faz essa autoestima melhorar, e vivenciar isso foi tão impressionante, que imaginei o que esses produtos poderiam proporcionar para outras pessoas. Então me perguntei: “Por que não oferecer autoestima e bem-estar para mais pessoas? ”. O nome da loja é a tradução disso!
Pensamento verde: Onde está o coração da loja? Aquele diferencial especial Rennova Cosmetics?
Alexandre Kina: Está fundamentalmente no propósito de vida, fazer o bem e multiplicá-lo, marcar positivamente a vida das pessoas. Pode ser em uma simples conversa de atendimento ou através dos produtos certos e serviços bem executados. Quando você tem isso e entende essa missão, os clientes sempre serão atendidos pelo “dono da empresa”.
Além disso, cada contato tem que ser único e queremos que essa experiência de consumo seja sempre a melhor. Queremos que a loja tenha uma atmosfera positiva, agradável, e que cada cliente se sinta à vontade e acolhida, e que experimente os produtos sem compromisso, sempre! Queremos que, independentemente de consumir ou não, cada uma saia melhor do que quando entrou.
Pensamento verde: Vimos que vocês trabalham com diversos produtos naturais, o que é extremamente importante para a beleza e para o meio ambiente. Pode nos contar um pouco sobre suas especialidades de venda e produtos?
Alexandre Kina: Trabalhamos com produtos que melhor atendam às necessidades de cada cliente. Isso é muito vasto e ao mesmo tempo específico!
Os produtos naturais fazem parte dessa gama e vem ganhando cada vez mais espaço. Vejo também, que cada vez mais existem componentes naturais sendo introduzidos em outros produtos e isso é muito bom em todos os sentidos. Nesse mercado, além da amplitude de opções de produtos, há um dinamismo muito acelerado e o lançamento de novos produtos acontece o tempo todo.
Nosso trabalho é focar nas necessidades dos clientes e proporcionar a melhor experiência de consumo.
Pensamento verde: A Rennova se preocupa muito com o meio ambiente e implementa ações em prol da beleza sustentável, inclusive, faz parte do Programa Beleza Verde. Como você inspira sua equipe a fim de serem mais sustentáveis, cuidando do meio ambiente, seja na rotina de trabalho, quanto fora dele?
Alexandre Kina: Penso que as pessoas trabalham muito melhor quando tem orgulho da empresa em que estão. Vestir a camisa e se sentir dono da empresa só acontece quando existe esse elo. E, para tanto, a empresa tem que ser exemplo e conquistar seguidores. Ela tem que proporcionar o desenvolvimento profissional e pessoal com base na confiança!
Uma empresa é um “mini país” em que o gestor tem a oportunidade e responsabilidade de proporcionar educação, saúde, qualidade de vida, conquistas, etc. Quando os funcionários percebem esses benefícios para si, fica mais fácil uma mudança de cultura e hábitos. Reduz-se o individualismo e o coletivo se sobressai e, com isso, o engajamento.
Cuidar do meio ambiente é um ato coletivo, mas com um sentimento individual de bem-estar. E isto está no dia a dia e nos pequenos atos. Lembro-me quando era criança e levava o prato até a pia após as refeições, esse pequeno gesto fazia eu me sentir bem porque estava ajudando minha mãe. As pessoas precisam perceber que esses pequenos atos melhoram muitas coisas!
Pensamento verde: Sobre o setor de beleza: como vê a preocupação do setor com o meio ambiente? Na sua opinião, o que precisamos fazer/mudar para alcançar uma beleza plenamente sustentável?
Alexandre Kina: Percebo que o setor, principalmente a indústria, está muito mais consciente das suas responsabilidades do que antes. Existe uma certa mobilidade para que isso cresça, mas ainda falta muita coisa. Para se mudar essa cultura em uma amplitude maior não é fácil. Muitas pessoas sabem que a sustentabilidade é importante, mas poucos praticam de fato.
Penso que para se alcançar um número maior e de forma mais rápida são necessárias duas coisas: Promover maior acessibilidade e maior facilidade para esta prática, como por exemplo: mais pontos de coletas próximas aos habitantes e, por que não, incentivos financeiros para atrair mais adeptos? A Rennova quer proporcionar essas duas coisas e, por isso, está trazendo o Programa Rennova Verde em parceria com o Programa Beleza Verde.
Pensamento verde: Por fim, qual conselho você daria aos nossos leitores, a fim de orientá-los de modo que realizem suas rotinas de beleza em casa sem deixar a sustentabilidade de lado?
Alexandre Kina: Acredito que a beleza, o bem-estar e a autoestima se conquistam não somente com produtos cosméticos, isso é apenas parte de um todo. Mas, estende-se ao nosso interior, e também, aos nossos atos e comportamentos. Com certeza, aquele prato a menos que a minha mãe deixou de buscar para lavá-lo não a ajudou somente fisicamente, mas também emocionalmente.
A beleza só é plena quando há um equilíbrio em toda a cadeia, na mente, no corpo, na sociedade e no meio ambiente. Pequenos atos fazem grandes diferenças!
Sobre a Rennova Cosmetics
A Rennova Cosmetics é uma loja de cosméticos multimarcas (denominado popularmente como “perfumarias”), localizado no bairro de Moema em São Paulo, que tem como conceito oferecer um ambiente e atendimento acolhedor com produtos para cabelos e maquiagens.
A Rennova busca proporcionar bem-estar às suas clientes, oferecendo produtos cosméticos que atendam suas necessidades específicas, fazendo com que as que entram na loja, sintam-se renovadas ao sair.