Nada como curtir as férias com a consciência limpa!
Pensamos e falamos sobre a sustentabilidade em vários âmbitos da nossa vida. Mas você já pensou em escolher um destino sustentável para curtir as férias com a família, com os amigos ou com seu amor? Quando for escolher o destino e a acomodação das suas férias, procure por lugares que adotem iniciativas para ajudar a proteger o meio ambiente e que contribuam positivamente com as comunidades locais.
Separamos sugestões de países que dão importância à questão da sustentabilidade para te ajudar a tomar uma decisão consciente.
Lituânia: é a líder em hospedagem sustentável. O país apresenta desempenho exemplar em relação ao uso de água, energia e suprimentos e pegada de carbono, principais métricas utilizadas para comparar os países nesse segmento.
Áustria: por possuir baixa dependência de viagens aéreas devido a sua localização central na Europa e a uma malha ferroviária altamente desenvolvida, o país é referência na questão de transportes sustentáveis, que considera a dependência de aviões em relação a trilhos e outros modais.
Eslovênia: considerado uma das referências em turismo sustentável com a implementação da campanha de marketing “I Feel sLOVEnia”. Possui diversas localidades marinhas e terrestres que são áreas protegidas e é um dos signatários do Future of Tourism Coalition (Coalização do Futuro do Turismo, em tradução livre) e membro do Conselho Global de Turismo Sustentável.
Suécia: o governo estabeleceu diretrizes que visam alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, principalmente no que diz respeito à ação climática, conservação de biodiversidade e promoção de economia circular livre de carbono. O país também trabalha para desenvolver o turismo em regiões rurais e mais afastadas. Em termos de hospedagem, é referência em arquitetura ecologicamente correta e luxuosa.
Estônia: destaque em transportes sustentáveis, também é um dos países que conseguiu promover avanços no segmento de sustentabilidade social ao reduzir os níveis de pobreza e aumentar os índices de liberdade e felicidade.
Noruega: foi um dos países que mais aprimorou o pilar de sustentabilidade social e é um dos mais bem posicionados em termos de uso de água e energia e emissão de CO2, o que se estende à hospedagem sustentável.
Costa Rica: exemplo de sustentabilidade, o país é muito procurado graças aos seus paraísos naturais. O país utiliza energia renovável e fontes hidroelétricas, geotérmica, solar, eólica e de biomassa.
Marrocos, Vietnã, Ilhas Maurício, Índia: aparecem como os países que mais investiram em sustentabilidade ambiental, social e econômica, risco, demanda, transporte e hospedagens sustentáveis. Entretanto, ainda não podem ser considerados países com turismo sustentável.
Diversos países estão tomando medidas para tornar o turismo mais sustentável. Agora, você pode escolher seu destino dos sonhos sem peso na consciência!
***
Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade!
Fontes: Ilustrado | Turismo | Forbes