Pensar em sustentabilidade é trazer para a prática ações que auxiliem o meio ambiente e o bem-estar da sociedade. Um exemplo que tem dado certo e contribuído com essa melhoria são os telhados verdes – projeto de arquitetura que reveste o telhado com plantação de vegetais. Dentre os benefícios estão: auxilia na drenagem da água da chuva; promove o reequilíbrio ambiental nas cidades urbanas; valoriza o imóvel e ajuda no isolamento acústico e térmico.
Com tantos aspectos positivos, como não aderir a este projeto? Embora exija um conhecimento específico para a sua construção, com o auxílio de um arquiteto você conseguirá montar o seu. Existem várias formas de se construir. Se já existe um telhado, por exemplo, ele pode receber placas pré-moldadas com mudinhas de espécies suculentas resistentes ao sol e que consomem pouca água. Se for construir um do zero, a laje precisa ser impermeabilizada antes.
Quanto à impermeabilização da área onde será planejado o telhado verde, existem várias técnicas e materiais que podem ser utilizados, a escolha da melhor alternativa vai depender de cada caso, por isso a necessidade de um especialista no assunto para fazer esta análise.
Alguns arquitetos propõem o uso de manta asfáltica pré-fabricada, utilizada em grandes áreas e poliuretano para espaços menores. Já outros acreditam que o poliuretano vegetal é a melhor alternativa, já que a manta não é tão resistente, apenas se coberta com terra e protegida da incidência direta do sol. Outra opção para a impermeabilização pode ser a utilização de resina com base vegetal feita com óleo de mamona.
Passo a passo
Antes de iniciar todo o processo, consulte um profissional do ramo para que ele avalie a estrutura da cobertura antes de ser feita a instalação. Mas, de forma simples, o eco telhado pode ser revestido com manta asfáltica, areia, terra adubada e grama (com ou sem mudinhas de plantas). A areia e a terra adubada precisam ter altura suficiente para sustentar espécies de raízes curtas, ou seja, de 5 a 10 cm de areia e 3 a 5 cm de terra. Além disso, é imprescindível colocar dutos de irrigação e drenagem para escoamento da água. É importante que, assim como um jardim, o telhado verde receba manutenção constante: na estrutura, crescimento das mudas, estatura da grama, fertilização com compostos orgânicos, etc.
A prática sustentável também contribui com o aumento da biodiversidade, a redução da emissão de carbono e com o visual dos centros urbanos. Se você quiser aproveitar ainda mais esse espaço, experimente fazer uma hortinha em seu telhado verde.