Criar uma horta orgânica em casa é ótimo para a saúde e o bem-estar de sua família, que além de se alimentar de forma mais saudável e livre dos temidos agrotóxicos, também irá colaborar com o meio ambiente. Outra vantagem está no bolso, fazer o plantio de uma horta te mantém em contato com a natureza e economiza nas idas às feiras e supermercados.
Esse sistema de horta possui um equilíbrio natural e por isso não é afetado com frequência por insetos ou doenças. Caso isso aconteça é possível usar alternativas orgânicas como os chamados remédios verdes, compostos por sucos e chás feitos de plantas. Para produzir hortaliças sem aditivos químicos e assim manter um sistema de equilibro, é necessário criar um adubo verde, composto orgânico que aumenta a fertilidade do solo e sua capacidade de fornecer nutrientes para as plantas.
Não é preciso ter um local espaçoso para fazer uma horta orgânica, afinal, elas podem ser adaptadas a qualquer tipo de local e necessidade. Antes de colocar a mão na massa, existem alguns cuidados que precisam ser levados em consideração.
Fique de olho no clima!
Para selecionar o que será plantado, é preciso verificar as variações na temperatura e volume de chuva de cada estação. Assim, é possível criar um planejamento do cultivo, para saber quais as melhores épocas para plantar cada tipo de espécie.
O solo, organismo vivo que pede atenção
Sendo um organismo vivo, o solo interage com a vegetação plantada em todo o seu ciclo. O tipo e os cuidados vão depender de sua textura, nutrientes e organismos vivos existentes nele.
A instalação da horta e seus cuidados
O lugar para criar a sua horta deve ser de fácil acesso, além disso, é importante que esse espaço receba a luz do Sol algumas vezes ao dia e tenha uma quantidade suficiente de água em suas proximidades.
E agora, o que plantar?
Não adianta escolher uma espécie que mais lhe agrada, se não é possível oferecer os cuidados que seu plantio pede. Pesquise antes o cuidado que cada tipo de vegetal necessita, o seu tratamento e ciclo de crescimento.
Depois desses cuidados está na hora de aprender como fazer uma horta em casa. Se você possui um espaço pequeno e gostaria de inserir esse cantinho saudável em sua rotina, preparamos 5 passos para você fazer a sua horta orgânica.
1º passo
Escolha vasos com furos, que ajudam na realização de uma boa drenagem.
2º passo
Preencha um terço do vaso com argila expandida ou britas, que também facilitam a drenagem, além de evitar que a terra escape pelos furos.
3º passo
Em seguida adicione areia grossa de construção que evita doenças nas raízes, misture a uma parte de composto orgânico e húmus de minhoca para melhorar a fertilização do solo.
4º passo
Insira a muda no vaso deixando a terra que vem ao redor das raízes e por fim cubra com mais composto orgânico.
5º passo
Faça uma cobertura com folhas secas ou cascas de pedriscos – tipo de forração proveniente de rochas vulcânicas –, isso ajuda a manter a umidade e evita a compactação do solo.