Seja como hobby ou como fonte de renda, a atividade manual tem ganhado espaço. Isso porque as criações artesanais são sempre peças exclusivas. Fazer artesanato é terapêutico e é uma ótima maneira de reciclar.
Com um pouco de criatividade, tempo e alguma habilidade manual, qualquer pessoa pode criar peças únicas, cheias de charme e com um toque pessoal. E se engana quem acha que as bolsas artesanais só podem ser usadas na praia ou em ocasiões informais. Da juta (fibra têxtil vegetal) à garrafa pet, e com os modelos mais variados, elas têm ganhado espaço até mesmo nos guarda-roupas mais sofisticados.
Veja alguns modelos de bolsas artesanais para presentear alguém especial ou para dar um “up” no visual sem gastar muito, mas com estilo.
Bolsa de tecido
Bolsa feita com PET
Bolsa de Juta
Depois destes exemplos confira o passo a passo que o Pensamento Verde separou, muito fácil e rápido para você fazer em casa. Veja abaixo como fazer uma bolsa artesanal reciclando caixas de leite.
1. Com uma tesoura, abra uma caixa de leite e limpe-a bem;
2. Cubra o lado estampado da caixa colando manta acrílica;
3. Quando estiver seco, revista os dois lados da caixa com um tecido de sua preferência;
4. Dobre a caixa em três partes iguais;
5. Na aba que ficará do lado de cima, retire as laterais, deixando-as arredondadas;
6. Costure as duas partes iguais da caixa unindo as laterais, deixando a parte arredondada solta, como uma tampa;
7. Cole um arremate (tira fina de tecido) em toda a borda, para esconder as sobras do tecido do revestimento.
• Para uma carteira:
Faça um furo na parte arredondada da bolsa e insira um elástico dobrado ao meio. Na parte interna, faça um nó que não passe pelo furo. Cole ou costure um botão cuidadosamente na parte externa, de maneira que o buraco do elástico fique escondido.