Com os acontecimentos recentes que atingiram o mundo todo – catástrofes naturais, crise econômica e aumento da população –, a busca por alternativas sustentáveis cresceu e a mudança de hábito se fez necessária. Com isso, as pessoas passaram a repensar seus valores e atitudes, bem como seu modo de vida e os impactos de suas ações no mundo.
Dentre tantas outras soluções, as discussões que giram em torno da conscientização do consumo vêm aumentando. Isso porque o consumo consciente é considerado, de acordo com pesquisas da Voltage, agência especializada na pesquisa e mapeamento do comportamento, a forma mais responsável de redução de impactos ambientais, sociais e econômicos.
É nesse sentido que o conceito eco-friendly vem chamando a atenção. O termo conhecido como amigável ao meio ambiente se refere à produtos, serviços, diretrizes políticas e atitudes que têm o objetivo de causar o menor dano possível à natureza.
Ao adotar essa alternativa, um consumidor incorpora o conceito do consumo responsável no dia a dia e se compromete em identificar produtos, serviços e comportamentos de consumo que são de fato eco-friendly, sustentáveis e verdes.
Consumindo e adotando
Para aquecer esse mercado, as empresas estão investindo em alternativas verdes. Hoje já é possível encontrar produtos de limpeza que agridem menos o meio ambiente e saúde, por exemplo. As substâncias químicas e/ou tóxicas são substituídas por insumos 100% naturais e biodegradáveis.
Outros produtos também podem ser encontrados em supermercados e até mesmo em shoppings – guarda-chuvas, argolas de cortina, etc. Lembre-se: eles estão identificados por um selo e consumir produtos como esses é um ato de consumo consciente.
Crescendo cada vez mais no Brasil, o setor hoteleiro também não ficou de fora. É bastante comum encontrar hotéis e resorts que incorporaram aos seus valores o termo e o significado eco-friendly.
Por meio de reciclagem, economia de água e energia, eles reafirmam a consciência ecológica e ajudam a melhorar o mundo em que vivemos. Essas ações são possíveis graças à implantação de alguns serviços nesses locais, como bombas d’água de baixo consumo, painéis solares, hortas orgânicas, entre outros.
Além disso, atitudes no dia a dia, como utilizar produtos mais duráveis e evitar o uso de sacolas plásticas, também são consideradas atitudes eco-friendly.
Você sabia?
Alguns supermercados e empresas anunciaram a decisão de suspender a compra de carnes e outros produtos produzidos em fazendas e companhias envolvidas com o desmatamento da Amazônia? Isso só foi possível graças à busca constante pela origem do produto. Que tal você também buscar informações sobre o que você consome?