Uma área verde dentro ou fora de casa proporciona outro astral para o ambiente. Existem inúmeros tipos de jardins, mas antes de escolher o modelo ideal, você deve verificar o espaço que destinará a ele e qual tipo de planta é a mais adequada, pois há aquelas que não abrem mão de sol e outras que preferem um cantinho com mais sombra e menos vento.
Se você tem um bom espaço para plantar, árvores frutíferas e frondosas são uma boa opção para colorir a parte externa da casa. Entretanto, se o local é pequeno, você pode investir no jardim vertical. Levando isso em consideração, o Pensamento Verde separou algumas sugestões para você decidir qual jardim combina mais com seu estilo de vida.
Jardim aquático
Para fugir do lugar comum, você pode construir um jardim aquático. Para isso, você precisará destinar uma área maior de seu quintal. Historicamente, eles foram usados como criadouro de animais e peixes para a produção de alimentos, porém, atualmente são utilizados para dar vida ao ambiente. Para compor o jardim aquático, é necessário incluir um lago, pedras, fonte, peixes ornamentais e plantas que gostem mais de água.
Jardim vertical
Caso seu espaço esteja limitado, o ideal é fazer um jardim vertical. Você pode fixar vasos pequenos com plantas de sua preferência no muro. Além disso, pode usar materiais recicláveis, como garrafas PET, botas de plástico velhas e calhas, que servirão como cachepôs.
Jardim de ervas
Temperar os alimentos com especiarias fresquinhas proporciona um sabor único à comida. Você pode montar um jardim em casa e ter sempre ao seu alcance ervas como salsinha, cebolinha e hortelã. Para isso, você pode investir em um jardim em que as ervas aromáticas são plantadas em recipientes menores, já que são de pequeno porte e não necessitam de uma área grande para sobreviver.
Jardim de cactos
Se você não tem muito tempo para se dedicar ao cuidado das plantas, uma boa saída é ter um jardim de cactos em casa. Você pode plantar diversas espécies em um mesmo vaso e algumas delas produzem flores. Se preferir, plante-os no chão ou em vasos separados.
Jardim de inverno
Não sabe o que fazer com o espaço vazio embaixo da escada? Ou está achando a sacada do apartamento um pouco sem graça? Uma dica é construir um jardim de inverno. Plantas que gostam mais de sombra e que não fiquem tão altas são ideais para este tipo de jardim. Pedras, pedregulhos e fontes de pequeno porte também podem ser usados na decoração. Basta usar a criatividade para decorar seu jardim de inverno.
Jardim selvagem ou natural
O jardim selvagem ou natural preserva o meio ambiente local e mantém o equilíbrio entre as plantas e os animais. A vegetação tem liberdade para crescer e pode ultrapassar muros e transpor barreiras que encontrar pelo caminho. Assim, ao escolher esse modelo de jardim, priorize as espécies de plantas que já estão acostumadas como o solo e o clima da região.
Jardim tropical
O jardim tropical requer mais quantidade de água da chuva ou de irrigação. Árvores como palmeiras, bromélias, orquídeas, samambaias e bananeiras são as mais indicadas, por isso o ideal é destinar uma área grande para seu cultivo.
Após escolher o jardim ideal para você, não se esqueça de olhar o que cada planta necessita, como a quantidade de água indicada, quantidade de sol que deve tomar por dia, tipo de adubação e o tamanho que alcançam.