Os jardins verticais são ideais para as pessoas que querem ter um espaço verde dentro de casa, apartamento e até mesmo dentro do escritório e ainda trazer para esses ambientes um pouquinho da natureza. Porém, muitas vezes com a falta de tempo fica bastante difícil manter os cuidados necessários que elas precisam para sobreviver.
Pensando nisso, a empresa Aqua Design Innovations (ADI) desenvolveu o EcoQube, um minijardim portátil que, além de ser extremamente prático, produz brotos comestíveis que crescem em apenas dez dias. Esse processo hidropônico que utiliza por capilaridade, só é possível graças a uma esponja natural que absorve toda a água fertilizada colocada dentro do reservatório ligado às sementes da planta.
O EcoQube foi lançado por um site de financiamento coletivo e já arrecadou 124 mil dólares muito mais que o valor inicial para a criação do produto que era de apenas 10 mil dólares, triplicando a meta esperada pela empresa.
O minijardim que lembra uma moldura de um porta-retrato, possui uma estrutura de fibras naturais que serve como suporte para as sementes que trabalham juntamente com a água fertilizada, permitindo que os nutrientes necessários cheguem até os brotos.
Segundo os desenvolvedores, os brotos possuem até 40 vezes mais nutrientes que um vegetal convencional e podem ser acrescentados em sucos, saladas e temperos de comida.
A facilidade do produto é tanta que ele pode ser colocado em diversos ambientes, como parede, janela, mesa de jantar, mesa do escritório ou ainda pode ser usado apenas como item decorativo, como um minijardim de suculentas.
Para os designers o produto é ideal para as pessoas que não possuem habilidades com plantas, já que o reservatório fornece água automaticamente sem que seja preciso regar.
Para saber mais informações do EcoQube, acesse o site da Kickstarter plataforma de crowdfunding e veja como adquirir o seu minijardim portátil.