Não é exatamente uma novidade afirmar que a reciclagem é o destino mais adequado para as garrafas PET como forma de evitar que estas causem danos ao meio ambiente. Bem menos óbvia, porém, é a relação entre este processo e a moda. Mas ele existe, a partir do momento em que as garrafas PET passam a compor tecidos e, estes, viram camisetas que podem ter cores e modelos variados e, ainda por cima, carregarem o charme da sustentabilidade.
As camisetas composta por PET reciclada já podem ser compradas em dezenas de lojas em todo o país. Já existem fábricas especializadas na produção do tecido que mistura o material plástico reciclado ao algodão – a mistura mais utilizada é a que conta com 50% de algodão e 50% de PET reciclada -, garantindo as características de conforto e aparência da malha que é usada para produzir as camisetas.
Além de contarem com qualidade estética, as camisetas feitas com tecido de PET realizam uma fundação bastante concreta na diminuição de resíduos plásticos no meio ambiente, já que cada peça significa pelo menos duas garrafas a menos sendo descartadas.
Não por acaso, muitos dos fabricantes de camisetas com malha de PET escolhem divulgar ao máximo esta informação, além de muitas vezes optar por criar estampas com temas que estão ligados ao meio ambiente e à conservação ambiental e dos recursos naturais. Mais do que uma moda engajada, na prática, esta pode ser considerada uma moda verdadeiramente responsável e sustentável.