O consumo de água é necessário para a manutenção da vida humana. Isso porque, o recurso ajuda a evitar algumas doenças, como o cálculo renal, infecção de urina, entre outras. No entanto, para a eficiência é preciso que a água seja tratada.
Em um país grande como o Brasil, muitas regiões sofrem com a falta de limpeza na água. Por isso, como alternativa, algumas pessoas utilizam um filtro caseiro feito a partir da garrafa pet. Além de sustentável, a ideia ajuda a tratar a água para consumo, de forma simplificada.
Muitas escolas já utilizam esse método e ensinam o passo a passo a seus alunos a fim de fazê-los entender como funciona o sistema de purificação da água. Aprenda você também como fazer um filtro de garrafa pet.
Você vai precisar de:
• 1 garrafa PET
• Algodão
• Areia para aquário
• Pedras pequenas para aquário
• Carvão em pó
• Tesoura
Vede o gargalo da garrafa pet com o algodão e, em seguida, com a tesoura, retire o fundo. Posicione-a de forma que o fundo fique voltado para cima e o gargalo para baixo. Forre com uma camada de carvão, outra de areia, e, por fim, faça uma camada com as pedrinhas para aquário.
Com o equipamento pronto, coloque a água – de torneira, porque como a garrafa não suporta grandes quantidades de minerais, como o carvão e as pedras, que filtram a água, não é possível eliminar partículas muito pequenas, como barro ou as bactérias, por exemplo – e observe. A água sairá mais clara e purificada.
Caso você tenha curiosidade, adicione água barrenta no lugar da água de torneira para verificar o processo. No entanto, lembre-se: nesse caso, a água está proibida para consumo, já que pode haver substâncias patogênicas. Para que essa água possa ser ingerida, ela deve ser fervida e adicionada a ela uma pequena porção de hipoclorito de sódio.