Existe um hábito muito comum para aqueles que são amantes de vinhos ou que os consomem com certa regularidade: guardar as rolhas como recordação fazendo anotações da data que o vinho foi consumido, em que ocasião especial isso ocorreu, ou mesmo com mensagens de amigos e pessoas queridas gravadas nas rolhas de cortiça.
Aqui nós vamos ajuda-los a tornar essas lembranças mais visíveis através do passo a passo de artesanato com rolhas de cortiça. Veja abaixo algumas ideias simples e fáceis de fazer, mas muito bonitas e ecológicas. Você pode usar em casa ou para presentear os amigos com uma lembrancinha:
Ímãs de Geladeira
Você vai precisar de:
– Rolhas
– Ímãs
– Terra
– Mudas de plantas pequenas
– Aplicador e tubo de cola quente
– Canivete, estilete ou outro material pontiagudo
Passo a passo:
Faça um buraco na rolha com o canivete, deixando uma pequena espessura na borda e embaixo da rolha, para que a terra não caia. Cole o ímã na lateral da rolha com a cola quente e espere esfriar. Coloque a raiz da planta dentro da rolha e cobra-a com terra.
Árvore de Natal
Materiais:
– Rolhas
– Laço de fita
– Penduricalho com motivos natalinos
– Parte de um tronco de árvore mais fino para a base
– Aplicador e tubo de cola quente
Como fazer:
Para fazer uma árvore pequena você vai precisar de 19 rolhas. Comece a montá-la na horizontal, iniciando com 4 rolhas para a base (primeira linha), depois 5 na segunda linha e a partir daí vá diminuindo o número de rolhas em cada linha, até chegar na ponta da árvore com 1 rolha. Passe cola quente nas laterais das rolhas conforme for criando o desenho.
Faça um laço de sua preferência com a fita e cole-o com a cola quente na última rolha (ponta da árvore). Faça o mesmo com o penduricalho escolhido, colando-o com a cola quente sobre o laço.
Para a base você precisará utilizar uma parte de um tronco de árvore, ou poderá fazê-la utilizando três rolhas. A base deverá estar reta em ambos os lados para que a sua árvore não fique torta.
Passe a cola quente na base (tronco) e junte a árvore (o ideal é colar com a árvore na horizontal e só depois levantá-la).