Com pequenas quantidades e inúmeros benefícios, as vitaminas são fundamentais para um bom funcionamento do organismo, prevenindo doenças. Como estes nutrientes não são produzidos pelo corpo, é preciso adquiri-los por meio da ingestão de alimentos. A seguir, veja para que serve e onde pode ser encontrada cada tipo de vitamina:
Vitamina A (retinol)
Presente em vegetais de cor verde-escura, amarela e alaranjada (brócolis, espinafre, couve, agrião, caqui, pêssego, mamão, cenoura), fígado, laticínios e gema de ovo. Ela evita infecções, problemas de visão e auxilia na troca de células da pele.
Vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6 e B7)
Encontradas em alimentos de origem animal, amendoim, café, couve, agrião, espinafre, cereais e ovos. São responsáveis pela produção de energia pelo nosso corpo e sua falta provoca paralisia e enfraquecimento dos músculos (doença chamada beribéri), fraqueza, feridas na pele, diarreia e confusão mental (doença chamada pelagra) e anemia. Além disso, em mulheres grávidas, sua carência pode provocar problemas ao feto.
Vitamina C
Muito conhecida, pode ser encontrada em acerola, melão, brócolis, manga, kiwi, abacaxi, morango, limão, laranja e maracujá. Está diretamente ligada à formação de colágeno, formação dos glóbulos vermelhos do sangue, previne gripes e também uma doença chamada escorbuto, que provoca sangramentos, principalmente na gengiva.
Vitamina D
Óleo de fígado de peixe, manteiga, nata, gema de ovo e salmão são alguns dos alimentos onde ela está presente. É fundamental no metabolismo dos ossos, ajudando na prevenção de doenças como raquitismo e osteoporose.
Vitamina E
Pode ser encontrada em grãos integrais, amêndoas, óleo de milho, óleo de soja, nozes e gérmen de trigo. É uma vitamina com importante função antioxidante, com excelente característica de defesa contra efeitos nocivos dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento e doença cardiovascular.
Vitamina K
Presente em alimentos verdes, como vegetais de folhas e legumes como couve, brócolis, gema de ovo, óleo de soja, tomate, fígado, leite e seus derivados. É uma vitamina importante para uma boa coagulação sanguínea.