Veja 3 dicas de como fazer artesanato com latinhas de cerveja

764 Visualizações
O Brasil recicla quase 100% de suas latas de alumínio e, para minimizar ainda mais o acúmulo desses materiais, a dica é apostar no artesanato.

Com a população mundial ultrapassando a marca dos 7 bilhões de pessoas, com estimativa de aumento de 1 bilhão nos próximos anos, a demanda por recursos naturais para serem empregados na atividade humana nunca foi tão grande. No entanto, hoje se sabe que o planeta não é capaz de atender a toda essa demanda, e a solução mais imediata para contornar o problema se encontra na reciclagem de materiais diversos.

Embora o Brasil deixe a desejar em diversas áreas, existem algumas em que o País se destaca. É o caso da reciclagem de latinhas de alumínio que, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), ultrapassou as 280 mil toneladas em 2016. Isso significa que o Brasil recicla quase 100% de todas as latinhas produzidas no País.

Além do processo de reciclagem de alumínio, é possível impedir o descarte inadequado das latinhas de alumínio por meio do reaproveitamento. De maneira simples, é possível transformar as latas em produtos funcionais e belos por meio do artesanato. Confira algumas ideias a seguir:

3 ideias para fazer artesanato com latinhas de cerveja

Luminária

Com um abridor de latas, retire a parte de cima das latinhas, lavando e secando bem tanto a parte de fora quanto a de dentro. Na sequência, encha-as com água e leve ao congelador. Depois da água ter congelado, faça pequenos furos com um prego e um martelo ao redor da lata, formando um padrão desejado. Retire o gelo e cubra a parte externa com tinta spray ou fita adesiva de sua preferência. Depois de seca, com a ajuda de um palito de dente desobstrua os furos feitos com o prego. Pronto, agora basta colocar uma vela dentro e criar um clima intimista no ambiente que desejar!

Acessórios diversos

Para fazer acessórios, o primeiro passo é retirar a folha de alumínio (lateral) da latinha. Para isso, faça um corte reto na lateral, um corte na parte de cima e outro na parte de baixo. Dessa maneira, a folha de alumínio sairá facilmente. Com o auxílio de um peso, estique a folha para que ela fique totalmente pronta. Na sequência, com a ajuda de tesoura, alicate, moldes e ornamentos como a miçanga, basta montar as peças que quiser — como brincos, pingentes e chaveiros.

Porta-lápis ou vasos

Encha a latinha com água e leve-a ao congelador para que a água congele. Depois de congelada, para a latinha não amassar, com o auxílio de uma faca ou estilete faça um corte em toda a borda superior. Espere a água descongelar e remova a parte cortada. Para que não haja risco de ninguém se cortar, lixe a borda com uma lixa grossa de modo que ela fique totalmente lisa.

Na sequência, basta decorar o exterior com tinta spray ou adesivo de sua preferência, personalizando com fitas, laços ou qualquer outro material que julgar pertinente. Para que o produto fique mais bonito e tenha mais valor caso você o faça para venda, vale a pena pintar o interior da lata com dourado, prateado ou qualquer cor neon.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / mspoli