Reprodução Potência das células carregam smartphones e câmeras fotográficas .

Hoje o mundo da moda está cada vez mais vinculado ao da tecnologia. Dar novas funcionalidades às roupas que usamos passou a ser uma inspiração para inúmeros estilistas e criadores.

A camisa solar criada pela designer de moda Pauline van Dongen, em colaboração com o centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia Holst Center e o instituto de pesquisa TNO, carrega o pressuposto da tecnologia aliada ao vestuário.

A blusa usa 120 células solares em pequenas películas que são costuradas no tecido e são capazes de produzir 1 watt de energia quando em contato com a luz do sol. Essa potência é suficiente para carregar smartphones, mp3 players, câmeras fotográficas e outros gadgets. Ela possui ainda uma conexão USB, que torna possível a conexão entre o aparelho a ser carregado e as películas.

Mesmo fora do contato com a luz do sol, a blusa tem a capacidade de manter a bateria que já foi carregada. Quando o aparelho já está totalmente carregado, a energia produzida fica armazenada para uso posterior.

As células solares foram pensadas para contribuir com o design e beleza da peça e seguem uma padronagem geométrica. Elas podem ser montadas e costuradas de diversas formas e dão liberdade ao estilista que, por ventura, venha a trabalhar com o material.

A blusa também conta com a facilidade de poder ser lavada na máquina como qualquer outra peça de roupa e é, ainda, um belo convite para que estejamos cada vez mais próximos do sol e de toda a energia que ele pode nos dar.

Conheça o site da estilista Pauline van Dongen.