Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, cerca de 80% dos produtos cultivados no Brasil são desperdiçados e acabam tendo como destino o lixo. Com o intuito de minimizar esse desperdício, as hortas urbanas estão ganhando força em todo o mundo. Elas surgiram para unir espaços de concreto com áreas verdes, colaborando de forma significativa com o planeta.
Essas hortas são capazes de reduzir as ilhas de calor, melhorar a qualidade do ar e absorver os ruídos. Também são uma alternativa para a economia, melhoram a qualidade alimentar, promovem uma maior biodiversidade entre muitos outros benefícios bastante positivos.
Agora em Belo Horizonte, em uma parceria inédita entre o Boulevard Shopping e a Startup BeGreen, a capital está recebendo sua primeira Horta Urbana que ficará dentro do centro de compras. No local serão produzidas hortaliças sem agrotóxicos com um sistema inovador de cultivo em consórcio com a criação de peixes.
A horta que traz como conceito a sustentabilidade, é a oitava unidade desenvolvida no mundo e tem previsão de inauguração na segunda quinzena de março. Ela vai funcionar na área externa do Boulevard, que possui 2.700m², com uma estufa de 1.500m² e capacidade para produzir até 50 mil pés de alfaces baby e ervas por mês.
Todo o lixo orgânico produzido na Praça de Alimentação vai ser utilizado como substrato para o crescimento das verduras e sua irrigação será feita através de captação da chuva, reduzindo assim o consumo de água do local. Além disso, não haverá emissão de CO², por ser um projeto que possui autossuficiência elétrica e por não precisar utilizar serviços de logísticas e entrega, já que todos os produtos serão vendidos in loco.
Fazenda Urbana BeGreen Boulevard
O espaço ainda vai contar com a Loja Casa Horta, para venda dos produtos cultivados e de produtores locais; A Casa Amora, restaurante conceito ‘farm to table’ (da fazenda para a mesa) com pratos que utilizaram as hortaliças e legumes orgânicos do local; e um espaço com mesas, deck e palco para a realização de eventos relacionados à vida saudável e a conscientização desse novo tipo de agricultura.
Outro grande incentivo que a Horta Urbana BeGreen Boulevard vai trazer são as ações para conscientizar crianças e jovens de escolas públicas e privadas e eventos e treinamentos de produção sustentável que tem como objetivo alcançar aproximadamente 1 milhão de pessoas por ano. Paulo Ceratti, gerente de marketing do shopping, disse durante coletiva: “Os visitantes terão a oportunidade de fazer visitas guiadas, comprar os produtos cultivados na fazenda e até consumi-los na hora.”
Idealizado por Giuliano Biterncourt, o projeto visa utilizar o mínimo de novos produtos, tendo como principal direção a reutilização de materiais. Desta forma, toda a obra será feita com containers que virariam sucatas, mesas e cadeiras feitas de madeira plástica que passariam por processo de transformação e pisos feitos com material de rejeição de mineração.
Hortas Urbanas, tendência no Brasil e no Mundo
Em outros locais as hortas urbanas também são tendências. Há pouco tempo, um shopping de Israel também inaugurou uma horta em sua cobertura e aqui no Brasil, desde 2012 o Shopping Eldorado, em São Paulo, conta com uma pequena horta de 1.000m², que funciona no teto do local. Lá são produzidos legumes e verduras livres de agrotóxico e que serão destinados aos próprios funcionários do estabelecimento.
O projeto visa reduzir a quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários e também as emissões de carbono na atmosfera geradas pelo transporte do material. O objetivo é que em cinco anos seja zerado o envio de lixo aos aterros.