A central de transporte da cidade de São Francisco, Califórnia, quer entrar na lista dos empreendimentos com responsabilidade ambiental, mas para isso passará por reformas. A reformulação do prédio faz parte do projeto Transbay Transit Center que trará um grande parque de 22 mil metros² na sua superfície com uma extensa área verde e espaço de entretenimento para os usuários que passarem por lá.
De acordo com os organizadores do projeto, o terminal de ônibus terá “atrações e atividades completas que caracterizem um espaço urbano verde. Ele ainda será um espaço educacional de São Francisco, exibindo diversas atividades ecológicas”.
O projeto desenvolvido pela Pelli Clarke Pelli, empresa de arquitetura, fará alterações na estrutura do terminal construído no século 20 para transformá-lo em um amplo parque suspenso com teatros, cafés, amostra de arte e parque infantil. Tudo no mesmo lugar e ainda de graça.
O término da reforma do novo Transbay Transit Center, que custará US$ 4 bilhões, está previsto para 2017. A sua estrutura vai ocupar cinco quarteirões e contará com turbinas eólicas para geração da energia, um sistema de resfriamento interno que vai utilizar o ar externo, energia geotérmica para regular e aquecer a temperatura, além de reutilizar a água do terminal. O conjunto dessas medidas “verdes” pode dar ao projeto a certificação LEED Ouro (Leadership in Energy and Envirommental Design) – selo de certificação recebido por edificações sustentáveis.
Veja como ficará Transbay Transit Center depois da reforma:
Fotos: transbaycenter.orgAgora assista ao vídeo do projeto e entenda como vai funcionar o terminal de ônibus sustentável: