Para uma empresa fazer da sustentabilidade parte do seu negócio passou a ser um diferencial de mercado. Além de ampliar as possibilidades de lucratividade, ser uma empresa verde estimula a consciência ambiental também no consumidor final. Pesquisa realizada por uma grande revista especializada, revelou que quase 89% das grandes e médias empresas brasileiras estudam possibilidades de produzir produtos ou oferecer serviços sustentáveis.
Em 2013 as empresas brasileiras confirmaram ainda mais sua conscientização, e receberam destaque no ranking criado pela revista canadense Corporate Knights, que seleciona as cem empresas mais sustentáveis do mundo. O Brasil aparece cinco vezes na lista, com empresas que desenvolvem atividades que causam impactos na natureza, mas ao mesmo tempo encontraram uma saída ao desenvolver projetos que minimizam esses danos ao meio ambiente.
Entre as empresas sustentáveis estão: Natura (levou o 2º lugar), Cemig (conquistou a 43ª posição), Pão de Açúcar (74º lugar) e Banco do Brasil na centésima posição. Para serem avaliadas pela comissão julgadora do ranking, as empresas precisão alcançar o valor de mercado de R$ 4 bilhões de reais até agosto do ano anterior a divulgação do ranking. Além disso, a comissão leva em consideração o uso de energia, água, geração de resíduos, emissões de carbono, segurança no trabalho, inovações implantadas, a relação entre os salários dos presidentes da companhia e seus funcionários, além da rotatividade das contratações.
No ranking das empresas sustentáveis no Brasil, a grande líder e veterana Natura perdeu o primeiro lugar para a empresa belga Umicore, que faturou aproximadamente U$ 19 bilhões no desenvolvimento de tecnologias limpas como catalisadores que diminuem o impacto da poluição atmosférica gerada por automóveis. Para desenvolver os produtos, a empresa recupera materiais de resíduos de equipamentos eletrônicos, baterias recarregáveis e resíduos das fábricas de cobre e zinco.
Mas, como criar uma empresa sustentável?
Para tornar o seu ambiente de trabalho amigável ao meio ambiente, comece saindo da zona de conforto e modifique algumas atitudes na rotina da sua companhia. Mas por onde começar? Acompanhe cinco dicas essenciais para implantar uma política empresarial eco-friendly sem sacrifícios.
1. Comece com uma revisão: Faça a manutenção das máquinas e da parte elétrica da empresa. Não negligencie esses detalhes, assim é possível evitar acidentes com ligações inadequadas, além de economizar na conta de luz. Algumas trocas também podem ser feitas para ajudar na economia, como por exemplo, substituir lâmpadas comuns pelas de led.
2. Na hora da apresentação, pense verde: Os famosos cartões de visitas, projetos, portfólios, entre outros documentos são essenciais em reuniões empresariais, mas você imagina o quanto de papel e energia é desperdiçado para produzi-los? Uma dica é substituir o papel comum pelos reciclados.
3. Neutralize as emissões de carbono: Existem organizações onde é possível medir as emissões de carbono, procure saber quanto sua empresa emite diariamente e qual a melhor forma de neutralizar essas emissões. Plantar árvores nos arredores é uma forma de diminuir a poluição atmosférica.
4. Antes de aplicar, identifique as alternativas: Para adotar algumas medidas sustentáveis como coleta seletiva e energia limpa é preciso pesquisar antes o que se adéqua ao seu negócio. Nem sempre investir em produtos mais baratos trará um retorno ambiental positivo, o importante é alinhar a sua linha de produção a nova política verde.
5. O controle de gastos é fundamental: Quantos copos plásticos, papéis, produtos de limpeza são utilizados por dia em sua empresa? Controle em uma planilha todos os gastos de sua companhia, assim é possível economizar e ajudar na redução de resíduos.