Na Dinamarca, país reconhecido por seus grandes esforços nas causas ambientais, a ONG Folkekirkens Nødhjælp decidiu inovar e lançou em fevereiro o Wefood. Trata-se do primeiro supermercado especializado na venda de produtos vencidos, mas que, ao invés de serem simplesmente descartados no lixo, ainda estão em perfeitas condições para consumo.
No evento que marcou a inauguração do local, a princesa Marie e a ministra do Meio Ambiente e alimentação da Dinamarca, Eva Kjer Hansen, estiveram presentes no local. Outras centenas de pessoas prestigiaram o evento. Vale destacar que os produtos comercializados no estabelecimento são testados em laboratório, que garantem sua qualidade para que possam ser disponibilizados para compra.
Responsável pela ONG, Per Bjerre se pronunciou na ocasião e explicou as grandes diferenças entre o projeto e outras ações conhecidas como mercados sociais. “Se você chama de ‘supermercado social’, fica difícil convencer os clientes a irem ao local. Quem quer ser pobre?”, afirmou Bjerre, que indica que o estabelecimento instigou o interesse de grande parte do seu público por razões políticas.
Combate ao desperdício
O projeto foi desenvolvido com o objeto de tornar mais consciente o consumo de alimentos, vide que, só na Dinamarca o desperdício de comida anual chega a atingir a marca de 700 mil toneladas – como afirma a ONU. Além disso, a questão é um dos mais graves problemas sociais que existem, considerando que quase 1/7 da população mundial sofre com a fome todos os dias.
O funcionamento operacional do Wefood é realizado por voluntários associados à ONG, fazendo com que toda renda gerada pelo comércio seja destinada para trabalhos sociais no continente africano e no asiático. A iniciativa visa atender as regiões que mais sofrem com o problema da fome, visto que 1,3 bilhão de toneladas de comida são produzidas e desperdiçadas todos os anos.
Outro grande ponto que conta a favor do supermercado é o fato de que as ofertas dos produtos são consideravelmente mais baratas do que as mercadorias em condições “comuns” e chegam a atingir um desconto de até 50% do valor original de mercado. O resultado pode ser melhor visualizado através dos seus clientes, já que o supermercado tem se acostumado a receber filas enormes de clientes do lado de fora e o registro de grandes números.
Ações em paralelo
Apesar de sua genialidade, o projeto não é pioneiro no mercado. O Pensamento Verde tem retratado outras iniciativas que visam a conscientização ambiental com o mesmo objetivo: Tornar nossos meios de produção e de vida mais sustentáveis e responsáveis para o planeta.
Confira abaixo outros projetos que também trabalham com a importância do aproveitamento dos alimentos que seriam desperdiçados:
– Desperdício de alimentos no mundo: conheça a iniciativa verde do Disco Soupe
– Ação incentiva chefs a criarem pratos com alimentos que seriam jogados fora
– Geladeira solidária é criada para combater o desperdício
– Food Truck diferente transforma desperdício em alimento para moradores de rua
– Material inovador promete acabar com o desperdício de alimento nas embalagens