As hortas orgânicas estão ganhando espaço em casas, apartamentos e restaurantes de todo o mundo. Elas são livres de produtos agrotóxicos e suas técnicas respeitam o meio ambiente, uma das principais questões discutidas atualmente.
Pensando em sustentabilidade, o Bom Prato, localizado na cidade de Marília, interior de São Paulo, decidiu itens saudáveis na alimentação dos moradores, utilizando hortaliças 100% orgânicas. Alface, couve, espinafre, salsa e cebolinha são produzidas em uma horta própria que supre as necessidades do restaurante popular.
A Fundação Mariliense de Recuperação Social, parceira na gestão do Bom Prato, foi quem desenvolveu todo o projeto, que inclui o cuidado da horta realizado pelos moradores de rua.
O restaurante popular é munido com cerca de 240 quilos de hortaliças por semana, sendo que, por dia, são servidos em média 60 quilos de salada durante o almoço. O projeto criado em maio deste ano é 100% sustentável e conta também com a otimização de recursos como a água, para que o alimento chegue mais limpo ao local.
A inauguração do Bom Prato foi em 2014 e já serviu mais de 680 mil refeições para as pessoas com menor poder aquisitivo. Por dia são servidos 100 cafés da manhã e 1.200 almoços. Todas as refeições são constituídas de arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa, tudo por R$ 1. Já pelo café da manhã é cobrado R$ 0,50.
Serviço:
Bom Prato Sustentável em Marília
Café da manhã: das 7h às 9h
Almoço: a partir das 11h
Endereço: av. Brasil, 306, Centro