A cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, é considera como uma das cidades sustentáveis que melhor desenvolveu a mobilidade urbana, tanto que ficou na sétima colocação na premiação americana Mother Nature Network (que reconhece iniciativas ecologicamente corretas) em 2012. Os 559 mil habitantes da metrópole contam com cerca de 346 km de ciclovias, e as perspectivas são de que esse espaço seja aumentado em 50% até 2015; porém, com a implantação de novos ônibus elétricos, os europeus planejam neutralizar suas emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2025.
Inicialmente, estão sendo testados dois veículos de transporte de massa movidos à eletricidade, que foram produzidos pela empresa chinesa BYD, especializada na fabricação de baterias. Sem lançar poluentes à atmosfera, os meios de locomoção se apresentam como verdadeiros recordistas em autonomia, pois, com apenas uma carga, são capazes de circular por mais de 325 quilômetros. Especificamente, após realizarem tal trajeto, os carros ainda contavam com 8% de energia.
Desta forma, embora os ônibus elétricos tenham a capacidade para transportar “apenas” 40 passageiros, pois, são mais estreitos e menores que os automóveis convencionais, o alcance de seus benefícios é muito maior, uma vez que usuários do transporte público, pedestres, motoristas e ciclistas deixarão de ter contato com substâncias tóxicas.