Cada vez mais, empresas de diversos setores buscam aplicar conceitos de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental para assim obter vantagens competitivas, ganhando a confiança do mercado, clientes, investidores, consumidores e da comunidade local.
A ideia de sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, começou em grande parte com a preocupação ambiental, que acabou por envolver as dimensões econômica e social e, a partir dos anos 1990, passou a incluir a responsabilidade social empresarial.
Estes conceitos orientam as organizações à prática de uma gestão responsável, considerando a relação ética e transparente com todos os públicos que se relacionam com a empresa para o desenvolvimento sustentável do seu negócio e da sociedade, preservando os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras, proporcionando diversos benefícios para sociedade e organizações.
Entretanto, a evolução do conceito de responsabilidade social é diferente. Ela tem origem nas questões éticas que envolvem a relação entre empresas e sociedade e na filantropia empresarial.
Dessa forma, as empresas socialmente responsáveis e preocupadas com sustentabilidade conquistam resultados melhores e geram valor aos que estão próximos.
Porém, para além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores ou preservar o meio ambiente, é importante que as organizações adotem essa nova postura para não perder a competitividade em médio prazo.