No Brasil existem campanhas permanentes pelo plantio de árvores nas cidades. Qualquer cidadão pode plantar uma árvore em espaços urbanos, mas para isso é preciso tomar alguns cuidados, como escolher a espécie e o local adequados e observar as leis municipais de meio ambiente.
Em São Paulo, por exemplo, é liberado o plantio de espécies em quintais e pátios particulares, já para o cultivo em locais públicos é preciso uma autorização da prefeitura. A cidade também oferece mudas gratuitas nos viveiros e parques municipais.
Uma dica importante para plantar árvores é observar a espécie. Plantas com raízes muito grandes não devem ser cultivadas em calçadas, porque podem danificar a passagem, prejudicar a estrutura das casas e até estourar tubulações de água e esgoto. (Veja as árvores mais adequadas para cada local no final da matéria).
Também é preciso ficar atento à legislação, pois não é permitido plantar árvores frutíferas nas calçadas já que os frutos podem cair e causar acidentes. Algumas espécies não devem ser plantadas nem mesmo nos jardins de casas dependendo do tamanho do local, pois se não houver espaço, as árvores muito grandes e que produzem muita sombra podem ser nocivas ao crescimento das demais vegetações.
Ao escolher uma árvore para plantar, procure espécies que sejam adequadas ao clima de sua região, que não tenham espinhos e que não sejam tóxicas. Muitas árvores podem causar irritações e queimaduras, como a espirradeira.
Além de ficar atento a como plantar uma árvore, é necessário tomar cuidados ao longo de todo o cultivo e crescimento da espécie: regar a muda pelo menos a cada dois dias, podar e retirar os galhos secos e doentes, adubar e não pintar os troncos ou amarrar pneus e cordas são ações importantes para ter uma planta saudável.
Uma única árvore urbana pode absorver até 12k de CO² e liberar oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas sobreviver por um ano. Paisagens verdes são benéficas para a saúde, pois contribuem para diminuir o estresse e as árvores também absorvem e retêm águas de chuva, ajudando a diminuir a incidência de enchentes e alagamento. Além disso, uma rua bem arborizada agrega valor aos imóveis.
Ficou animado? Veja as espécies de árvores ideais para plantar em cada local:
Na fachada
Plante árvores de médio e grande porte, com características ornamentais, como as que possuem flores e frutos. O ipê-roxo, a grumixama e o pau de ferro são alguns exemplos.
Na calçada
O melhor é plantar espécies pequenas que não tenham raízes muito extensas, galhos muito baixos e não soltem muitas folhas, como o flaboiâzinho, o manacá-anão e a pitangueira.
Para a beira da piscina
A eritrina, o jasmim-manga e o pandano são árvores que se adequam bem a este ambiente, pois tem pouca queda de folhas, o que facilita a limpeza. As palmeiras também são boas opções.