Há décadas o aquecimento global vem sendo discutido em todas as esferas da sociedade, já que é um assunto de importância vital para a sobrevivência da nossa espécie e de milhares de outras que habitam o planeta, como o urso polar. Justamente para alertar sobre o derretimento das geleiras provocado pelas mudanças climáticas, a fotógrafa alemã Kerstin Langenberger divulgou em sua página no facebook uma imagem chocante: uma ursa desnutrida que luta pela sobrevivência em uma região do Polo Norte, mais precisamente em Svalbard, na Noruega.
“Tenho visto ursos mortos e alguns morrendo de fome. Vi ursos à procura de comida, ursos tentando caçar renas, comer ovos de pássaros, musgos e algas. Muitas vezes eu vi ursas terrivelmente finas, e eram todas do sexo feminino – como esta aqui da imagem. Ela estava com o esqueleto à mostra, ferida na perna da frente, possivelmente por uma tentativa desesperada de caçar uma morsa enquanto estava presa na terra”, afirmou a profissional, que possui grande experiência em trabalhos fotográficos nesta região do mundo.
Kerstin conta também que tem observado verões quentes como nunca antes e geleiras recuando a cada ano e blocos de gelo desaparecendo. “Vamos fazer alguma coisa contra a maior ameaça dos nossos tempos. Talvez não possamos salvar este urso, mas toda pequena ação é um passo na direção certa”, pensa.