Parece mentira, mas existe uma árvore que pode produzir 40 tipos diferentes de frutas com caroço, entre elas pêssego, damasco, nectarina, ameixa e cereja. A ideia foi do professor e artista holandês Sam Van Aken.
O inventor cresceu numa fazenda na cidade de Reading, na Pensilvânia (EUA), e passou os últimos cinco anoscriando mais de uma dúzia dessas versáteis árvores. Seu projeto “Tree of 40” já foi literalmente plantado em várias partes dos Estados Unidos.
Para tornar o projeto possível, Sam fez uso de uma técnica antiga de enxertos. Funciona da seguinte maneira: corta-se um pedaço de um ramo com um broto de uma árvore frutífera para inserí-lo em uma fenda na árvore matriz, chamada de árvore de trabalho. Para segurar a emenda, amarra-se uma fita até que a fenda se feche e comece a crescer um novo ramo.
Ao longo de vários anos, o artista holandês acrescentou fatias de ramos de outras variedades à árvore de trabalho.
Na primavera, quando a árvore floresce, são observadas flores nas cores rosa, vermelha e branca. Quando chega o verão, os frutos variados começam a aparecer.
De acordo com o site oficial do projeto, a ideia de Sam é preservar e divulgar algumas espécies de frutas antigas que não são comercialmente produzidas ou que não estão mais disponíveis.