A cidade de Bonito, localizada no estado do Mato Grosso do Sul e há 140 quilômetros do Pantanal – maior planície úmida do planeta –, recebeu o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo em novembro, durante a décima edição do World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de turismo na Europa, que ocorreu em Londres.
Conhecida como a capital brasileira do turismo sustentável, a cidade possui vários ambientes como grutas, piscinas naturais, cachoeiras e balneários os quais podem ser vistos através de visitas guiadas por biólogos e profissionais de turismo. Os passeios ecológicos são organizados por ONGs e empresas as quais buscam organizar e gerenciar o ecoturismo na região, visando a conservação da natureza e a redução de impactos ambientais. A cidade tem seu próprio gestor de turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau, o qual gerencia cerca de 30 opções turísticas na cidade.
Sistema de controle de turistas
A visita controlada de turistas nessas áreas foi um dos pontos que destacou a cidade na premiação. Visando a preservação do ecossistema, as visitas monitoradas têm números limitados de participantes. O controle é feito por meio de uma certificação digital que registra o nome do turista e as atrações que ele pretende visitar.
Em 2014 Bonito terá mais relevância no cenário do turismo sustentável, pois será a cidade sede da oitava edição da Conferência Mundial de Ecoturismo e Turismo Sustentável, evento organizado recentemente com o apoio da Embratur, Instituto Brasileiro de Turismo.
Confira a galeria de fotos dos pontos turísticos de Bonito:
Fotos: turismo.bonito; leonardodasilva; everaldovilela; ambientalturismo