Segunda a Organização Meteorológica Mundial (OMM), entre os anos de 2011 e 2015 as mudanças climáticas aumentaram de forma preocupante em todo o planeta. E o relatório do Índice Global de Risco Climático, divulgado na COP22, em Marrakesh, Marrocos, vem ratificar este cenário alarmante.
O documento trouxe um ranking dos países com maiores riscos de mudanças climáticas. O Brasil ficou em 89º lugar, mas vem fazendo sua parte, já que o país teve uma queda de 78% no desmatamento entre 2004 e 2015 e está comprometido com o Acordo de Paris, que tem como objetivo reduzir 37% das emissões dos gases de efeito estufa até 2025.
O diretor de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Adriano Santhiago, afirmou em entrevista ao Portal Brasil: “Vamos fortalecer essas ações e promover um maior aproveitamento econômico da floresta”. Ele ainda deixou claro o quanto a participação de todos os setores da sociedade é fundamental para que as metas sejam cumpridas.
Continente africano em risco
A África, continente-sede da COP22, foi o mais atingido por esses eventos climáticos em 2015, pois quatro dos dez países mais impactados em nível global são africanos: Moçambique (1º), Malawi (3º), Gana e Madagascar (juntos em 8º lugar). De acordo com o estudo, isso está acontecendo devido à vulnerabilidade desses países, e por eles ficarem expostos com mais facilidade a esses fenômenos intensos que só aumentam a cada dia.
O índice ainda mostra que os acontecimentos extremos já foram registrados em 180 países, com base nos dados publicados pela seguradora alemã Munich Re. Além disso, mais de 528 mil pessoas no mundo morreram entre 1996 e 2015 devido a ondas de calor, inundações e secas com intensidade e frequências extremas, causando um prejuízo de mais de 500 milhões de dólares.
Sobre o documento, a OMM ressaltou: “As mudanças climáticas provocadas pelas atividades humanas favoreceram inúmeros eventos meteorológicos extremos registrados entre 2011 e 2015”. Um desses casos é o aumento da temperatura que, nos últimos cinco anos, teve uma média de 0,57°C acima da média de 1961 a 1990.
Ranking dos 10 países mais afetados com as mudanças climáticas
1. Moçambique
2. República Dominicana
3. Malawi
4. Índia
5. Vanuatu
6. Myanmar
7. Bahamas
8. Gana
9. Madagascar
10. Chile