Técnica importante de sobrevivência, a camuflagem é muito utilizada por animais para a defesa contra predadores naturais. A ideia é, de alguma maneira, conseguir passar despercebido por quem possa causar algum risco. Assim, no meio ambiente encontramos seres capazes de mudar sua coloração, como os camaleões, outros simplesmente já são tão adaptados ao seu habitat que conseguem desaparecer apenas escolhendo a posição correta, como algumas corujas.
Porém, ainda existem animais que investem em uma abordagem diferenciada: eles escondem as suas casas. Este tipo de camuflagem é muito comum entre pássaros de pequeno porte, no intuito tanto de se proteger, quanto de arranjar um ambiente seguro para seus ovos e filhotes.
Materiais simples, como folhas, madeira, barro, cascas de árvores e até produtos feitos pelo homem, são utilizados com maestria. Além disso, elementos do próprio ambiente são importantes, como pedras que se parecem com ovos e confundem possíveis predadores naturais.
O Pensamento Verde preparou uma lista com 10 exemplos de aves que dominam a arte de camuflar seus ninhos.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite a nossa política de privacidade.Confirmar